Porto bate o Arsenal com gol de pelada

Postado por Suh quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 0 comentários


Um lance típico de peladas de bairro decretou nesta quarta-feira a vantagem do Porto sobre o Arsenal, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Após recuo irregular de Campbell para o goleiro Fabianski, do Arsenal, Ruben Micael, do Porto, bateu rapidamente o tiro indireto para Falcao García, que tocou para a rede. Foi o segundo gol nos 2 a 1 dos portistas, no estádio do Dragão. Antes, Varela havia marcado para os anfitriões (em outra bobeada de Fabianski), enquanto Campbell anotou o gol inglês.

Com o resultado, o Porto joga por um empate no jogo de volta, dia 9 de março, em Londres, para avançar às quartas de final. Como fez um gol fora de casa, basta ao Arsenal vencer pelo placar de 1 a 0 ou por dois gols de diferença. Se houver novo 2 a 1, a decisão vai para a prorrogação. Vitória dos ingleses por placares como 3 a 2 ou 4 a 3 classifica os portugueses.

Em campo, o Porto contou com o retorno de Hulk, que está preventivamente suspenso de jogos em Portugal por conta de uma briga e não atuava havia quase dois meses. O brasileiro atuou ao lado de Varela e Falcao García no ataque e fez os Dragões começarem o jogo a mil por hora.

Com muitos desfalques, como o goleiro Almunia e o meia-atacante Arshavin, o Arsenal sentiu a pressão inicial dos portugueses. Antes de abrir o placar, aos 11 minutos, o Porto já havia assustado duas vezes, com Falcao García e Hulk.

Coube a Varela abrir o placar. O uruguaio fez linda jogada pela direita e cruzou para a área. Fabianski saiu para tentar cortar o centro, mas a bola tomou a direção do gol. Quando tentou voltar, o polonês acabou empurrando a redonda para a rede.

Aos poucos, o Arsenal tentou e conseguiu juntar os cacos. Aos 19, em lance de bola parada, os Gunners empataram. Após cobrança de escanteio que teve leve desvio no primeiro pau, Rosicky apareceu livre no segundo para devolver, de cabeça, a bola para o meio. Livre na pequena área, o veterano Campbell testou firme e empatou a partida.

Foi a vez de o Porto acusar o golpe. O time caiu de rendimento e viu o Arsenal criar chances para virar o jogo. Entretanto, a etapa inicial terminou com o placar de 1 a 1.

No segundo tempo, o Porto voltou animado e pressionou novamente o Arsenal. O time conseguiu o gol da vitória logo aos 7 minutos, em lance inusitado. A começar pela trapalhada de Campbell e Fabianski. O zagueiro atrasou uma bola que nem precisava tocar para o goleiro, que não se ligou e pegou com as mãos. Para completar, a dupla deixou Ruben Micael pegar a bola, pôr no chão e cobrar a infração rapidamente, com um passe para Falcao García. O colombiano tocou rasteiro e correu para o abraço.

O árbitro Martin Hansson (aquele mesmo que validou um gol da França sobre a Irlanda, nas eliminatórias, após toque clamoroso de mão de Henry) validou o gol (corretamente). Ele teve de ouvir muitas reclamações do técnico do Arsenal, Arsene Wenger.

A partir daí, a partida seguiu muito movimentada, mas com menos chances de gol. Hulk, após lençol em Campbell, quase fez o terceiro para o Porto, enquanto Diaby e Walcott tiveram chances pelo Arsenal. Mas, no fim, os portugueses conseguiram segurar os 2 a 1.

Chat