Barueri bate o Grêmio: 1 a 0 na Arena

Postado por Suh domingo, 9 de agosto de 2009 0 comentários

O atacante Fernandinho a cada jogo se firma como um dos grandes nomes do Brasileirão 2009. Foi dele o gol da vitória do Barueri sobre o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, na Arena Barueri. O time gaúcho, por sua vez, manteve a sina de não conseguir vencer fora de casa na competição. A equipe tem apenas dois pontos em nove jogos como visitante.

Com o resultado, o Barueri subiu para o quinto lugar, com 28 pontos. O Grêmio se manteve com 25 e desceu para nono. Na próxima rodada, o time gaúcho enfrenta o Flamengo, domingo, às 16h, no Olímpico. A equipe paulista pega o Atlético-PR, também no domingo, às 18h30m, fora de casa.

Jogo morno no primeiro tempo

O primeiro tempo foi monótono, com exceção dos momentos em que Fernandinho conseguiu se impor no ataque. Aos sete minutos, o atacante fez excelente jogada individual pela esquerda e rolou para Thiago Humberto, mas o camisa 10 chutou prensado. Dois minutos depois, Fernandinho fez jogada idêntica, mas Rafael Marques conseguiu cortar para escanteio.

Com Maxi López isolado na frente, já que Paulo Autuori optou pelo esquema 4-5-1, o Grêmio tinha pouca posse de bola no setor ofensivo. Nem mesmo nos cruzamentos na área o argentino conseguia levar a melhor sobre os zagueiros do Barueri.

Com o decorrer do primeiro tempo, o Grêmio acertou a marcação, passou a vigiar Fernandinho de perto e dominou o jogo, apesar de continuar atacando pouco. A falta de jogadas ofensivas tornava o jogo cada vez mais sem emoção. Tanto que o árbitro encerrou o primeiro tempo sem qualquer acréscimo.

No segundo tempo, os dois times voltaram procurando um pouco mais o ataque e a partida melhorou. Aos cinco minutos, Souza fez grande jogada individual, passou por dois marcadores e arriscou de fora da área. A bola passou rente à trave. Dois minutos depois, o mesmo Souza arriscou de novo de longe, obrigando Renê a defender em dois tempos.

Parecia que o Grêmio finalmente quebraria seu jejum longe do Olímpico. Mas rapidamente o Barueri confirmou sua vocação ofensiva. Em rápida triangulação, Márcio Careca entregou para Thiago Humberto, que esticou de primeira para Fernandinho. O atacante acertou um chute perfeito, no canto, sem chance alguma para Victor: 1 a 0, aos 10 do segundo tempo.

Aos 14, Thiago Humberto chegou a marcar o segundo dos donos da casa, mas a arbitragem assinalou corretamente o impedimento do camisa 10 do Barueri.

Substituições sem efeito no Grêmio

O Grêmio encontrava dificuldade para reagir. Paulo Autuori trocou Maxi López por Jonas, mas a alteração surtiu pouco efeito. As principais chances continuavam sendo de longa distância, como um chute de Tcheco aos 21.

O treinador decidiu então queimar suas últimas substituições de uma vez só, colocando Bruno Collaço e Joílson nos lugares de Túlio e Jadílson. Mas o Barueri continuava assutando. Em uma linda falta cobrada por Thiago Humberto, aos 28, a bola acertou quase a junção da trave com o travessão.

No minuto seguinte, o Grêmio teve sua melhor chance, com Jonas rolando para Tcheco livre na área. O capitão da equipe gaúcha tentou tirar do goleiro com categoria, mas acabou rolando para fora.

A partir dali, o Barueri se fechou e passou a jogar apenas nos contra-ataques, que foram raros. Mas o Grêmio também não conseguiu assustar.

Quem vencesse o confronto entre Coritiba e Cruzeiro sairia da zona de rebaixamento e de quebra deixaria o adversário lá. Melhor para os mineiros, que fizeram 3 a 1 em cima dos paranaenses, no Couto Pereira, e deram um salto na tabela do Campeonato Brasileiro. Welllington Paulista, duas vezes, e Thiago Ribeiro marcaram para os visitantes, enquanto Marcelinho Paraíba, com um gol de placa, descontou. O técnico do Coxa, René Simões, não resistiu a outro mau resultado e foi demitido pela diretoria depois do jogo.

A vitória leva o Cruzeiro para 20 pontos, na 14ª colocação e com um jogo a menos que a maioria dos times. O Alviverde permaneceu com 16, na 18ª posição. A próxima partida da Raposa será no domingo, contra o Santos, no Mineirão. No mesmo dia, o Coxa vai visitar o Fluminense, no Rio.

O jogo

De volta ao Couto Pereira depois de cumprir suspensão e ter que mandar o jogo contra o Santos em Cascavel, interior do estado, o Curitiba começou o jogo animado com o apoio do torcedor de sua cidade. Logo no primeiro minuto, blitz alviverde. Márcio Gabriel fez jogada pela direita e cruzou. A zaga celeste titubeou e cortou mal. Marcelinho Paraíba ficou com a sobra e chutou em cima da zaga. Rebote de novo com o Coritiba. Da entrada da área, Douglas Silva isolou.

Aos 12, mais uma investida do time da casa. Marcos Aurélio arrancou pela direita e rolou para trás. Márcio Gabriel chutou torto, e a bola saiu pela direita.

Entretanto, no primeiro ataque do Cruzeiro saiu o gol. Jonathan entrou na área e foi puxado no ombro por Jaílton. Pênalti marcado pelo árbitro Paulo César Oliveira. Wellington Paulista foi para a cobrança e mandou no canto direito para abrir o placar, aos 20.

O gol desorientou o time paranaense, que passou a errar muito. Cleiton e Jéci, por exemplo, deram um contra-ataque cada para os visitantes, que não souberam aproveitar. E o Coxa, por sua vez, só ameaçou no restante do primeiro tempo em uma falta próxima à linha da grande área cobrada por Marcelinho Paraíba por cima do gol.

Cruzeiro liquida o jogo

Com Bruno Batata no lugar de Thiago Gentil na volta para o segundo tempo, o torcedor coxa-branca esperava uma reação. Entretanto, foi exatamente o contrário que aconteceu. O Cruzeiro voltou com tudo e ampliou o marcador logo no início.

Thiago Ribeiro foi lançado livre na área por Fabrício. A defesa do Coritiba parou pedindo impedimento, mas o atacante driblou Edson Bastos e tocou para a rede, aos cinco. Seis minutos depois, Henrique carimbou a trave esquerda. Wellington Paulista pegou o rebote, pedalou para cima de Jéci e tocou no cantinho: 3 a 0.

O placar elástico e a atuação fraca da equipe geraram protestos da torcida do Coritiba. Houve correria na arquibancada, e a polícia teve trabalho para conter os alviverdes. A torcida ainda vaiava o time quando Marcelinho recebeu no meio de Leonardo Silva e Thiago Heleno, passou pelo primeiro, pelo segundo, avançou, driblou o goleiro Fábio também e tocou para o gol. Golaço do Coxa!

A partida marcou a reestreia de Gilberto com a camisa celeste. Com o Cruzeiro mais preocupado em fazer o tempo passar, o jogador pouco pôde mostrar o seu futebol. Uma última chance teve o atacante Soares, que chutou rasteiro e obrigou Edson Bastos a fazer defesa em dois tempos. De resto, a equipe mineira administrou bem o jogo e venceu com tranquilidade.

Dentre os hábitos de Adriano está lamentar cada chance perdida com "cascudos". Neste domingo, ele distribuiu socos contra a própria cabeça em diversas ocasiões. Mas, no fim, as penitências deram resultado, e o atacante saiu como herói da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Corinthians, no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O décimo gol na competição deixou o Imperador na artilharia isolada. E a vitória no duelo das maiores torcidas do país levou o Rubro-Negro aos 27 pontos e à oitava posição. Desfigurado pela janela de transferências e por contusões, o Timão completou o quinto jogo sem vitória e caiu para a 11ª posição, com 25 pontos.

Apesar do desfalque do aguardado Ronaldo, que está com a mão fraturada, a torcida rubro-negra compareceu em bom número ao estádio. Foram mais de 49 mil presentes e muito deboche ao atacante corintiano. No fim, surgiu a faixa: "Fenômeno é o tamanho da nação".

O próximo compromisso do Flamengo no Brasileiro será no domingo contra o Grêmio, no estádio Olímpico. Mas antes, na quarta-feira, a equipe inicia a caminhada na Copa Sul-Americana contra o Fluminense. Fora da competição internacional, o Corinthians terá a "semana cheia" e descansa para enfrentar o Atlético-MG, domingo, no Pacaembu.

Fla domina, mas não marca

Situação rara nos últimos anos, o Flamengo entrou em campo com dois atacantes e um apoiador. A aposta era no poder de decisão do trio Petkovic, Emerson e Adriano. Logo aos três minutos, o Imperador recebeu na área de Kleberson, cortou para a esquerda e bateu cruzado. Emerson se esticou, mas a bola foi para fora.

O mesmo Adriano teve outra chance aos 13, mas o chute saiu fraco e à direita do gol de Felipe. Desfalcado de cinco titulares, o Corinthians demorou a se encontrar. Aos 17, Chicão cobrou falta frontal e Bruno saltou para defender sem dar rebote. Mas, aos 20, o goleiro rubro-negro precisou das pernas para salvar o arremate de Dentinho. Na sobra, Edu carimbou a zaga.

Apesar de algumas tentativas, o Flamengo teve dificuldades para criar por causa da boa marcação individual de Jucilei em Pet. Por isso, coube a Emerson servir Adriano aos 35. Mas o atacante cabeceou por cima do travessão e perdeu uma chance clara.

Adriano dribla tarde ruim e vira herói

A tarde não parecia de Adriano. Aos dois minutos do segundo tempo, Willians fez ótima jogada pela esquerda, cruzou e bastava o Imperador encostar o pé direito na bola para abrir o placar. Mas em vez da bola, quem parou nas redes foi o atacante. Ele olhou para o alto e pediu inspiração.

Aos 12 minutos, o desejo virou ordem. Kleberson bateu rasteiro, a bola desviou e sobrou para Adriano bater de virada e acertar o canto esquerdo de Felipe: 1 a 0.

Apesar da desvantagem no placar, o Corinthians não se lançou à frente e tampouco incomodou. A chance seguinte foi de Adriano, aos 25. Kleberson cruzou da direita, o centroavante cabeceou e errou o alvo por pouco.

A resposta veio somente aos 29. Henrique pegou de primeira, de fora da área, e a bola foi à esquerda da baliza de Bruno. Em arrancada de Adriano, aos 33, Felipe teve de se esticar para impedir o gol.

Na parte final do jogo, o Timão ensaiou uma pressão, enquanto o time carioca buscou contra-ataques. Mas o placar permaneceu inalterado.

No dia em que o São Paulo completou o seu milésimo jogo na história do Campeonato Brasileiro, a torcida teve motivos de sobra para comemorar. Novamente com atuação inspirada, a equipe comandada por Ricardo Gomes venceu o Goiás por 3 a 1, no Morumbi, e, oito rodadas após ficar a um passo da zona de rebaixamento, o Tricolor entrou no G-4 da competição. De quebra, o time paulista acabou com a série invicta do Esmeraldino, que vinha de cinco vitórias consecutivas atuando longe do estádio Serra Dourada.
Com a vitória, a quinta seguida, o Tricolor chegou aos 30 pontos e assumiu a quarta colocação na tabela de classificação. Mas a equipe poderá perder posições nesta segunda-feira, já que o Internacional, que tem 27 pontos, enfrenta o Sport, às 21h, no estádio Beira-Rio. Se vencer, o Colorado recupera o seu lugar no grupo dos quatro melhores porque passaria a ter uma vitória a mais. Já o Goiás, com 32, segue na vice-liderança, três pontos a menos que o líder Atlético-MG.

Os dois times voltam a campo no próximo final de semana. O São Paulo, no domingo, visitará o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife. Já o Goiás buscará a reabilitação diante do Vitória, no Serra Dourada, em Goiânia.

Chat