Santos tenta reencontrar os trilhos

Postado por Suh quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 0 comentários



A empolgação santista do início do Paulistão, após goleada sobre o Rio Branco na estreia, virou apreensão com dois tropeços seguidos: empate em casa com a Ponte Preta e derrota fora para o Mogi Mirim. Está em nono lugar, com quatro pontos. Nesta quarta-feira, o Santos tenta voltar aos trilhos contra o Barueri, às 19h30m (horário de Brasília), na Vila Belmiro. O Barueri também ainda não conseguiu decolar. Empatou os três jogos. Tem três pontos e está em 15º.

O técnico Dorival Júnior, do Santos, tem conversado muito com seus jogadores nos últimos dias para passar tranqüilidade ao elenco.

- Eu tenho dito que, apesar da derrota para o Mogi, o time jogou bem, pressionou o adversário o tempo todo. Eles entenderam bem. É um time em formação, que vai oscilar. Mas o importante é que temos um grupo de potencial e que vai crescer - aposta.

O treinador não poderá contar com o volante Roberto Brum, que tem um edema na coxa direita. Ele será substituído pelo meia Marquinhos, que fará sua estreia como titular. Com isso, o polivalente Wesley, que é atacante de origem, será escalado como volante, ao lado de Rodrigo Mancha.

Na lateral-direita, Pará segue sendo titular, pois George Lucas e Maranhão ainda não se recuperaram de lesão.

No Barueri, o clima também é de tranquilidade, apesar de o time ainda não ter vencido. O goleiro Márcio lembra que a equipe mudou muito na virada do ano e, por isso, é natural que haja tropeços.

- Nosso grupo sofreu uma grande reformulação e ainda estamos nos conhecendo, estamos trabalhando juntos há apenas 20 dias e, apesar do pouco tempo, o time está fazendo bons jogos - afirma.

O técnico Vinícius Eutrópio não tem problemas para escalar sua equipe.



Não é a estreia do Flamengo no Maracanã em 2010. Mas é praticamente como se fosse. Pela primeira vez, Vagner Love, Adriano e Petkovic, só para citar o trio ofensivo, vão pisar na “casa” rubro-negra neste ano. O adversário é sugestivo: o Americano, lanterna do Grupo A do Campeonato Carioca, sem ponto algum.

Dividido entre a chance do tetracampeonato estadual e a Taça Libertadores, o Flamengo iniciou a Taça Guanabara com um time desfigurado, sem oitos titulares. Venceu e foi agregando força nos jogos seguintes.

Por enquanto, o aproveitamento de 100% dá a vice-liderança da chave, atrás do Fluminense no saldo de gols. Ainda à espera do entrosamento, o técnico Andrade ressalta a experiência do grupo para vencer as partidas e driblar obstáculos.

- Nosso time é calejado e não vai haver tropeço. Nós podemos tornar esta partida fácil ou difícil. E para ser campeão carioca não se pode perder pontos para os times pequenos – disse Andrade.

Titular, Pet atinge nova marca
De volta ao time titular, Petkovic completa 150 jogos pelo clube que aprendeu a amar. Depois da estreia com dois gols, Vagner Love vive a expectativa de jogar pela primeira vez no Maracanã com a camisa rubro-negra.

- Vai ser emocionante ouvir a torcida gritar meu nome – disse o artilheiro do amor, que terá Adriano como companheiro de ataque.

O único desfalque do time considerado titular por Andrade será Willians, que se recupera de uma entorse no tornozelo direito. Fernando, que tem agradado, segue entre os titulares.

Força do Norte Fluminense no fim dos anos 90 e início desta década, o Americano sofre com um início desastroso no Estadual. Na última rodada, o time foi goleado por 5 a 1 pelo Olaria. O técnico Heron Ferreira aposta em um ex-rubro-negro para surpreender – o recém-contratado meia Edinho.

- A expectativa é muito grande quando se trata de um clube da grandeza do Flamengo. Fui criado na Gávea, foi onde aprendi a ser homem e por isso tenho muito carinho pela instituição. Mas agora estou no Americano e vou me doar ao máximo para que consigamos um bom resultado – disse o jogador, via assessoria de imprensa.

Campeão da Taça Libertadores em 1976 e 1997, o Cruzeiro inicia a busca pelo tri nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Real Potosí, da Bolívia, em jogo de ida da fase prévia da competição. A partida será no estádio Victor Ugarte, em Potosí, cidade a quase 4.100 metros acima do nível do mar.

O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. A equipe que se classificar entrará no Grupo 7, que já tem Vélez Sarsfield (Argentina), Colo-Colo (Chile) e Deportivo Itália (Venezuela).

O terceiro título da Raposa no principal torneio sul-americano bateu na trave em 2009, quando a equipe perdeu a decisão para o Estudiantes. Disposto a repetir este ano o feito de chegar novamente à final, o time celeste caprichou na preparação para superar o Real Potosí e os efeitos da altitude, realizando cinco dias de treinamentos em Sucre para se aclimatar às condições na Bolívia.

- Agora, só depende da gente. Temos de fazer o que treinamos e o que o Adilson (Batista, técnico) nos pediu, para que possamos buscar um bom resultado – disse o volante Marquinhos Paraná.

Para driblar as dificuldades impostas pela altitude, os cruzeirenses têm um discurso na ponta da língua.

- Temos de jogar compactados, próximos uns do outros, tocando a bola e com todos se ajudando. Sabemos que na altitude às vezes falta ar quando tentamos respirar – disse o atacante Thiago Ribeiro.

Os jogadores assistiram a dois vídeos de jogos do Real Potosí e estão cientes de como o adversário joga.

- Estamos preparados. O Cruzeiro tem qualidade e joga junto há dois anos. Temos condições de voltar (para Belo Horizonte) com um bom resultado – afirmou Thiago Ribeiro.

É o terceiro ano seguido que o Cruzeiro tem a oportunidade de disputar a Libertadores. Comandante do time nas campanhas de 2008 e 2009, o técnico Adilson Batista vai completar 25 jogos pela equipe na competição. Ele já é o comandante recordista na história do clube nesse quesito. Já o goleiro Fábio vai completar 307 jogos e se tornar o terceiro na lista de arqueiros com mais partidas pela Raposa, atrás apenas de Geraldo II (368) e Raul Plassman (557).

Adilson Batista não poderá contar com o lateral-esquerdo Fernandinho, que sente dores no joelho esquerdo. Já o lateral-direito Jonathan participou dos treinos de segunda e terça-feira, mostrou estar livre das dores no tornozelo esquerdo, mas ainda é dúvida. O volante Elicarlos é a primeira opção.

- Estou tranquilo e vou procurar fazer o melhor se for escalado – disse Elicarlos, que atuou como lateral em algumas ocasiões na temporada passada.



Com um tênis arrojado e preciso, Jo-Wilfried Tsonga desbancou Novak Djokovic e conquistou uma vaga nas semifinais do Australian Open. Após deixar o sérvio abrir 2 sets a 1, o francês número 10 do mundo deu um show em quadra, virou a partida e saiu de quadra com a vitória por 3 a 2. As parciais do jogo, que durou 3h52m, foram de 7/6(8), 6/7(5), 1/6, 6/3 e 6/1.

A partida era uma reedição da final do Australian Open de 2008, vencido por Djokovic, atual terceiro colocado no ranking. O resultado desta quarta colocará Tsonga frente a frente com Roger Federer, que bateu Nikolay Davydenko nas quartas de final , algumas horas antes.

Djokovic começou a partida na frente, com uma quebra logo no segundo game, mas Tsonga recuperou a igualdade logo em seguida. O sérvio voltou a abrir vantagem graças a seguidos erros do francês no sexto game e, em seguida, abriu 5/2. A parcial parecia definida quando Djokovic teve um set point no décimo game, mas o sérvio mandou uma bola longa e, dois belos pontos depois, Tsonga devolveu a quebra.

A decisão foi para o tie-break, e o número 10 do mundo foi o primeiro a chegar ao set point, com 6/5 no placar. Um erro de direita no ponto seguinte deixou o placar igual novamente. Em seguida, foi Djokovic quem alcançou o set point, mas um voleio de Tsonga evitou o fim da parcial. O francês, desta vez, aproveitou e, com dois voleios, fechou o set.

Djokovic voltou a sair na frente na segunda parcial, com uma quebra no sexto game. Tsonga devolveu no sétimo game e empatou no oitavo, e a partida foi mais uma vez para o tie-break. O francês teve 5/4 no placar, mas o número 3 do mundo conquistou os três pontos seguintes e empatou a partida em 1 a 1.

A vitória no segundo set pareceu dar confiança a Djokovic, que fez um excelente terceira parcial, usando sua direita para atacar com eficiência. Ao mesmo tempo, Tsonga errava mais, e o resultado foi um inapelável 6/1 para o número 3 do mundo.

O momento mudou no começo do quarto set. Tsonga confirmou seu serviço para sair na frente e, logo em seguida, quebrou o saque do rival. Ao fim do segundo game, Djokovic pediu um tempo médico, dizendo que precisava ir ao banheiro para vomitar. O francês percebeu o momento de fragilidade do adversário e disparou no placar, abrindo 5/0. O sérvio esboçou uma reação e devolveu uma das quebras, mas Tsonga fechou a parcial no nono game e forçou o quinto set.

Motivado e em melhor forma, Tsonga começou melhor e abriu a parcial decisiva com uma quebra. O momento era mesmo do francês, que jogava de igual para igual no fundo de quadra e continuava subindo à rede para definir os pontos. Outras duas quebra, no quinto game e no sétimo games, garantiram o número 10 do mundo nas semifinais em Melbourne.

Baleado na cabeça na última segunda-feira na Cidade do México, o atacante Salvador Cabanas segue lutando pela vida. Internado em um hospital da capital, o jogador do América está em estado grave, apesar de ter apresentado melhoras. Segundo o neurocirurgião paraguaio Carlos Codas, só o fato de Cabanas ainda estar vivo já é algo improvável.

- É um milagre que Salvador esteja vivo depois do que aconteceu. A bala que atingiu sua cabeça ficou a milímetros de pegar em áreas vitais - afirmou Carlos Codas, em entrevista ao portal “Goal.com”.

Codas, que conhece o médico que está tratando Cabañas (Ernesto Martinez), validou os procedimentos submetidos ao atacante paraguaio, principalmente o fato de não extrair o projétil do crânio.

De acordo com José María González, representante de Salvador Cabañas, o América do México está custeando todos os gastos médicos.



Milan e Internazionale de Milão vão disputar um novo duelo, agora nos bastidores do futebol. O rivais, segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport", estão interessados na contratação do volante Hernanes, do São Paulo.

A dupla enfrenta outros concorrentes de peso, como Barcelona e CSKA Moscou, que tiveram ofertas recusadas no ano passado.
O empresário de Hernandes, Joseph Lee, afirmou nesta terça-feira que entregou à diretoria do São Paulo três propostas pelo volante, mas não quis revelar o nome dos interessados.

O técnico Leonardo acredita que Hernanes tem todas as condições de ser um jogador influente no meio-campo do Milan, que em breve perderá peças como Gattuso, Pirlo, Ambrosini e Seedorf, todos perto da aposentadoria. No Inter, o pensamento é semelhante, principalmente após a saída de Vieira e da queda de rendimento de peças importantes do setor, como Muntari.

Vale lembrar que o Tricolor não tem 100% dos direitos federativos de Hernanes. O clube possui 75%. O jogador e seu empresário têm 17%, e a Traffic, 8%. Coincidência ou não, o São Paulo contratou recentemente dois jogadores de meio-campo: Rodrigo Souto (ex-Santos) e Cléber Santana (ex-Atlético de Madri).

Chat