Após disputar a segunda fase do Grand Prix, em Macau, a seleção brasileira segue para a cidade de Mokpo, na Coreia do Sul, onde, pelo Grupo H, joga a terceira etapa da competição, de sexta a domingo. Atrás do octacampeonato, o Brasil enfrenta Japão, Alemanha e as coreanas, donas da casa. Uma vitória garante, matematicamente, a equipe do técnico José Roberto Guimarães nas finais, entre os dias 19 e 23 de agosto, no Japão.

A seleção brasileira está invicta na competição com seis vitórias, e apenas três sets perdidos, totalizando 12 pontos. Caso vença logo as primeiras rivais da terceira fase, as japonesas, o Brasil chegará a 14 pontos, somatório que já garante sua vaga entre os seis finalistas. Por ser a cidade sede, o Japão já está classificado.


Campeão mundial e olímpico, o meio-de-rede Rodrigão está fora do Campeonato Sul-Americano, que começa na próxima sexta-feira, na Colômbia. O central da seleção brasileira precisará de, pelo menos, mais um mês para se recuperar de uma lesão rara no seu ombro esquerdo, ocorrida no confronto com a Argentina, no dia 24 de julho, pela fase final da Liga Mundial, disputada em Belgrado, na Sérvia.

O exame de ressonância magnética apontou a ruptura de um dos músculos do ombro. De acordo com Ney Pecegueiro, médico da seleção, só existem sete casos iguais ao de Rodrigão no esporte mundial. É a primeira vez que esse tipo de lesão acontece com um jogador de vôlei. Geralmente, o problema acontece com atletas de levantamento de peso e esqui aquático.

- O ombro ainda está muito dolorido e nesses mais de 15 dias desde a contusão não consegui participar de treinos técnicos. Por enquanto, só posso fazer musculação e algumas atividades físicas localizadas para não perder o condicionamento do braço direito e das pernas - disse o jogador, que na próxima temporada defenderá o clube do Pinheiros, de São Paulo.

Logo que o Corinthians anunciou a contratação de Balbuena, apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira, no Parque São Jorge, algumas notícias sobre o passado do jogador circularam na internet. Tais como acusações de apropriação indébita de um veículo e de ser o autor de um tiro contra um motoqueiro.

Só que o novo lateral-direito do Timão afirma que todos esses acontecimentos não passaram de um mal-entendido em seu país. E que para jogar no Brasil é necessário ter um bom passado, caso contrário não assina contrato. Nenhuma das duas acusações foi adiante. O jogador passou apenas por algumas averiguações.

- Foi tudo um mal-entendido que a imprensa do Paraguai divulgou. Aqui no Brasil você necessita de bons antecedentes para trabalhar.

Ainda tímido por conta do idioma diferente do seu, o jogador falou pouco em sua primeira entrevista coletiva. Mas o suficiente para vender o seu peixe ao técnico Mano Menezes, que pretende contar com o reforço rapidamente.

- Sou rápido, de boa marcação e atento durante os 90 minutos. São essas as minhas características. Luto o tempo todo dentro de campo – falou o paraguaio.

Balbuena foi contratado do Libertad, do Paraguai, até o final desta temporada. Depois disso, o Corinthians tem a prioridade na compra de 50% dos direitos econômicos do jogador. Se isso se concretizar, o lateral e zagueiro assinaria por mais dois anos.

A torcida do Santos ainda terá de esperar mais um pouco para ver a estreia do volante Émerson pelo clube da Baixada Santista. O jogador ainda trabalha fisicamente para recuperar a sua melhor forma e vai precisar de mais um tempo do lado de fora.

- O Émerson chegou muito fora de forma. Após rescindir o seu contrato, ele tirou dois meses de férias. Se o acerto com o Santos tivesse acontecido antes, tenho certeza de que ele já teria começando a trabalhar por conta própria. Agora é preciso ter paciência. Já houve uma evolução do momento em que ele chegou para agora – ressaltou o preparador físico do Peixe, Antônio Mello.

A expectativa é de que Émerson possa estrear pelo Santos no dia 23, na partida contra o Goiás, que será realizada no estádio Serra Dourada, pela segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro.

A sua presença está sendo muito aguardada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que acredita que o elenco santista precisa de mais experiência para suportar o momento de pressão no Campeonato Brasileiro. O treinador já deixou claro que, a partir do momento em que for liberado, o volante será titular inquestionável da sua equipe.

Mesmo com a fase irregular de Kléber Pereira que, apesar do gol marcado no empate por 2 a 2 com o Avaí, segue na mira da torcida, o técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo, não tem a menor pressa em efetivar Neymar novamente como titular da equipe. O treinador disse que o atacante tem um longo caminho pela frente até provar que pode ser efetivado.

Para o comandante alvinegro, houve um erro ao promover Neymar ao time profissional. Segundo Luxemburgo, etapas foram queimadas.

- Foi muito precoce o lançamento do Neymar. A história do futebol mostra que precisa ter paciência, criar amadurecimento. Ele precisava ter jogado por seleções de base e outros campeonatos na base do clube. Se vocês lembrarem do Alexandre Pato (atacante que hoje joga no Milan), ele ficou seis meses só treinando para poder ser utilizado. Eu não tenho dúvidas de que Neymar será um craque. Mas é preciso ter paciência – concluiu o treinador.

Para Luxemburgo, Neymar precisa ser melhor preparado fisicamente para conseguir suportar o futebol de hoje, que prioriza a marcação e o choque físico.

- Tem de saber preparar o jogador. O Neymar ainda é um filé de borboleta. Ele é fininho, não aguenta o choque, não está consistente. Precisa ser feito um trabalho semelhante ao que foi feito com o Robinho, que ganhou cinco ou seis quilos de massa muscular. Eu não posso correr o risco de queimar um jogador de tamanha qualidade – ressaltou Luxemburgo.

O corpo do zagueiro Dani Jarque, capitão do Espanyol, poderá ser levado nesta terça-feira à cidade de Barcelona após a conclusão da autópsia, realizada nesta segunda-feira em um hospital da cidade italiana de Florença.

O procedimento durou cerca de cinco horas e contou com a participação de Miquel Cervera, médico do clube. São aguardados ainda para esta segunda os resultados dos exames microscópicos e toxicológicos.

Não se sabe quando o corpo será liberado para o transporte, mas fontes do hospital disseram à Agencia Efe que certamente acontecerá na terça-feira.

Daniel Sánchez Llibre, presidente do conselho de administração do Espanyol, deve chegar nesta segunda-feira a Florença. A família de Jarque foi desaconselhada a viajar pelo consulado espanhol na Itália.

Jarque morreu sábado à noite após ter sido encontrado desacordado no quarto do hotel da concentração, e de o protocolo de reanimação não ter dado resultado.

Segundo o boletim médico divulgado pelo Espanyol após a morte do jogador, este morreu por causa de uma assistolia - cessação de qualquer atividade dos ventrículos.

"Foi praticado no jogador o protocolo RCP (reanimação) e usado o desfibrilador, que confirmou que se tratava de uma assistolia não desfibrilável" disse a nota.

Vítima de insultos racistas no último fim de semana, o atacante Adauto, do MSK Zilina, da Eslováquia, disse que a atitude da torcida do MFK Kosice na partida de domingo pelo campeonato local pode apressar sua saída do clube eslovaco.

Magoado, o atleta revelou que já pensa em retornar ao futebol brasileiro em breve, aproveitando a janela de transferência no mercado europeu. Segundo o jogador, que teve passagens por Atlético-PR e Ponte Preta, insultos racistas só mancham a imagem do futebol mundial.

- É muito triste. Os torcedores do Kosice reproduziam sons e gestos de macaco cada vez que eu pegava na bola. Já tinha sofrido isso em 2003 na República Tcheca, e agora passo novamente por esse problema aqui na Eslováquia – explicou.

Sem propostas de outros clubes e com contrato com o time eslovaco até o fim de 2010, Adauto deixou escapar durante a entrevista que seria ótimo voltar ao seu país, já que sua esposa e familiares continuam morando no Brasil. Sobre um possível retorno, a saudade da terra natal pode pesar na balança em sua decisão.


- Nada contra o clube, mas é lógico que eu gostaria de voltar ao meu país. Cada dia que passa penso em retornar ao futebol brasileiro. O Palhinha (ex-jogador do São Paulo e Cruzeiro), está vendo isso para mim. Vamos esperar o que vai acontecer. Poderia ser emprestado por uma temporada, mas isso ainda não foi falado com os dirigentes do Zilina.

O jogador também passou pelo mesmo problema de racismo em 2003, quando atuava no Slavia Praga, da República Tcheca. Na ocasião, Adauto chegou a ver cascas de banana atiradas no gramado. Os atos racistas podem provocar uma punição ao MFK Kosice, que será o adversário do Roma, pela Liga da Europa (antiga Copa da Uefa).

A seleção brasileira já está em Tallinn, onde na quarta-feira disputa amistoso contra a Estônia. A comissão técnica e a maioria dos jogadores se encontraram no aeroporto da capital e chegaram juntos ao hotel no centro da cidade. Três atletas ainda não se apresentaram.

O trio do Inter de Milão (Júlio César, Maicon e Lúcio) se apresenta apenas na manhã desta terça-feira. Os jogadores vêm da China, onde disputaram a Supercopa da Itália - a equipe foi derrotada pelo Lazio por 2 a 1.

Na chegada ao hotel, os jogadores foram recebidos por uma multidão de meninos e meninas esperançosos por um autógrafo. Ficaram só na esperança. Os jogadores não pararam para dar entrevistas. Apenas Robinho e Gilberto Silva falaram enquanto esperavam o elevador. Por ser um dos poucos jogadores da seleção a dar entrevistas em inglês, o goleiro Gomes foi logo cercado pela imprensa local.

- Não sabemos muito sobre o adversário, mas esperamos dar um bom espetáculo - afirmou o goleiro do Tottenham.

Esta é a primeira vez que a seleção brasileira joga em Tallinn e a partida contra a Estônia marca o centenário do futebol no país. A equipe comandada por Dunga realiza treino na tarde desta terça-feira no local do amistoso, a A.Le Coq Arena, estádio que leva o nome de uma cervejaria local.

De acordo com o site oficial da CBF, já estão concentrados no Hotel Radisson os seguintes jogadores: Gomes, Daniel Alves, Juan, Luisão, Miranda, Filipe, André Santos, Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Kléberson, Elano, Ramires, Kaká, Julio Baptista, Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Diego Tardelli.

O atacante Washington, do São Paulo, foi ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para se defender no julgamento pela expulsão no confronto com o Barueri e conseguiu reduzir sua pena para apenas uma partida, já cumprida. Sendo assim, o atacante está liberado para o duelo de domingo, contra o Sport, no Recife. As informações são do site Justiça Desportiva.

O jogador podia pegar até seis jogos de suspensão, porque corria o risco de ser enquadrado no artigo 252 (Ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo). Rodrigo Martins Cintra havia escrito que o jogador disse “vocês estão de sacanagem, você é um canalha, sacana, você está de sacanagem, tá de sacanagem”.

Washington negou o uso da palavra “canalha” e foi julgado no artigo 251 (reclamação).

- Foi um grande equívoco, não tenho nada contra o árbitro e minha carreira comprova que não tenho esse tipo de problema - explicou Washington durante seu depoimento

Rafael Nadal não jogava há mais de dois meses devido a uma tendinite nos dois joelhos. Porém, nem a chuva que atrasou a partida, nem a falta de ritmo em quadra, impediram que o atual número 2 do mundo vencesse o rival Novak Djokovic em seu retorno na estreia do torneio de duplas do Masters de Montreal nesta segunda-feira. O espanhol atuou ao lado de Francisco Roig, membro da comissão técnica do tenista, e derrotou a parceria do sérvio com Dusan Vemic por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4, em 1h09 de jogo.

O último jogo de Nadal antes de Montreal havia sido em 31 de maio, quando foi eliminado pelo sueco Robin Soderling nas oitavas de final de Roland Garros. Roig, aposentado do circuito há oito anos, trabalha com o técnico e tio de Nadal, Toni, no treinamento do espanhol. Com 41 anos, o tenista, que era um especialista em torneios de duplas, ajudou o número 2 do mundo no seu retorno às quadras.

Com 73% de acerto no primeiro serviço, a parceria impôs o ritmo de jogo e garantiu uma quebra, em duas possíveis, contra os sérvios. Do outro lado, Djokovic e Vemic forçaram muito o saque e marcaram cinco aces, mas cometeram cinco duplas faltas e só quebraram os adversários em duas de cinco oportunidades que tiveram.

Nas oitavas de final de duplas, Nadal e Roig enfrentarão a dupla cabeça de chave número 7, formada pelo bielorusso Max Mirnyi e o israelita Andy Ram, nesta terça-feira. Já na chave de simples, o espanhol estreia contra o vencedor do jogo entre David Ferrer e Viktor Troicki na quarta-feira.

A diretoria do Grêmio está próxima de anunciar mais um reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. O vice presidente de futebol do clube, Luiz Onofre Meira, confirmou que as negociações para trazer o atacante Leandro, do Verdy Tokyo, do Japão, estão bem encaminhadas.

– A negociação está muito bem encaminhada e deve ser concluída em breve. Só falta o fuso horário – confirmou Meira na tarde de segunda-feira.

Pela diferença de 12 horas entre Brasil e Japão, a chegada de Meira a Porto Alegre nesta tarde de segunda-feira se deu simultaneamente à madrugada japonesa. Ele disse que entrará em contato com os japoneses no horário apropriado. O lateral-direito Felipe Mattioni pode voltar ao clube.

– Os procuradores dele têm que sinalizar algo. O interesse do Grêmio é claro. Falta o posicionamento deles. Na virada do turno, todos os jogadores devem estar contratados – afirmou.

O que à tarde era “razoavelmente bom” mudou de posição poucas horas depois. Depois de indicar que aceitaria a proposta para vender Emerson por US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,8 milhões) para o Al-Ahli, o Flamengo recusou a oferta à noite.

A decisão foi tomada pelo vice de futebol do clube, Marcos Braz, e o presidente em exercício, Delair Dumbrosck, em reunião realizada na noite de segunda-feira.

- As contas estão ruins de fechar - explicou Braz.

O Rubro-Negro decidiu não vender o jogador porque boa parte do montante seria utilizada para quitar dívidas com credores antigos. Ou seja, além da perda técnica com a saída de Emerson, o clube não teria como investir o dinheiro em outra contratação.

O Sheik não participou do treino do Flamengo na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. No entanto, mesmo com a recusa do clube não está descartada a chance de ele sair. Para tal, os árabes precisam aumentar - e muito - a proposta. Para jogar no clube dos Emirados Árabes, o atacante receberia R$ 12, 5 milhões por duas temporadas.

Muricy Ramalho escalou o Palmeiras com três volantes no treinamento desta segunda-feira, na Academia de Futebol. Pelo menos no discurso dos jogadores, a preocupação defensiva do treinador tem uma explicação: a velocidade do Atlético-MG, adversário nesta quinta-feira, às 21h50m, no Mineirão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

- É um time muito rápido e que sai muito forte, principalmente quando rouba a bola. Além disso, tem laterais e atacantes velozes. O Júnior é muito experiente e sabe lançar as bolas. É preciso tomar cuidado – afirmou o meia Cleiton Xavier.

Para o zagueiro Maurício Ramos, o Palmeiras precisará de paciência para conter os ânimos dos mineiros, sobretudo pelo incentivo do torcedor, que promete comparecer em peso ao estádio. No entanto, acredita que a experiência do elenco alviverde será fundamental.

- Nossa equipe está bastante madura. O Atlético-MG tem muita velocidade com a bola nos pés. Diante da massa deles é preciso ter maturidade, trabalhar a bola e segurá-la para fazer um grande jogo – disse.

Cleiton Xavier, aliás, pede respeito ao momento vivido pelo Galo. O clube de Belo Horizonte está em terceiro lugar, com 31 pontos, apenas quatro abaixo do Palmeiras, líder isolado do Brasileirão.

- A gente sabe que para algumas pessoas o Atlético-MG vem sendo uma surpresa. Mas, para mim, não. É um grande time e, quando começa a vencer, é difícil segurar. A gente já esperava por isso – completou.

O Botafogo já tem em mente o profissional que deseja ter a partir desta terça-feira. Estevam Soares é o favorito da diretoria alvinegra para assumir o comando da equipe, substituindo Ney Franco, demitido nesta segunda. O treinador do Barueri, inclusive, já foi contactado por dirigentes do clube carioca, que aguardam uma resposta.

O Alvinegro prefere ainda não confirmar a informação, pois sabe que o fato de Estevam Soares estar empregado pode ser um empecilho para a sua contratação. Além disso, o treinador dirige a equipe que é a surpresa do Campeonato Brasileiro e atualmente ocupa a quinta posição na tabela.

Antes de participar do programa "Bem, Amigos!", do canal SporTV, na noite desta segunda-feira, Estevam Soares confirmou ter recebido uma proposta do Botafogo, embora ainda não tenha dado a resposta.

– É um desafio pra mim. Tive uma passagem ótima pelo Palmeiras, depois minha carreira caiu um pouco. Agora, estou bem novamente e feliz com o interesse do Botafogo – disse ele, que vive bom momento no Barueri.

O treinador não mudou o discurso durante o programa, e se mostrou balançado com a proposta.

– É sempre bom ser lembrado por uma grande equipe. E a diretoria do Botafogo teve um procedimento completamente maravilhoso. Ligaram para o presidente, que me comunicou, e aí falei com o meu agente. Estão conversando, e existe a possibilidade. Não estava nos meus planos, faço uma boa campanha, o trabalho encaixou pela qualidade dos jogadores, mas uma proposta é sempre uma proposta. Tem que ser ouvida – disse.

A preferência do Botafogo é por Estevam Soares, mas o clube tem outros nomes na manga, por saber da dificuldade desta negociação. Na tarde desta segunda-feira, ao falar sobre a busca por um novo treinador, o vice de futebol André Silva admitiu que havia duas possibilidades. Uma delas seria um profissional atualmente empregado. Além disso, afirmou que uma das opções já havia trabalhado no Rio de Janeiro, mas a outra, não.

O dirigente reconheceu, ainda, que houve uma conversa com Vagner Mancini, mas explicou que o ex-técnico do Santos informou ao Botafogo que havia iniciado negociação com um outro clube.

René Simões, Waldemar Lemos, ex-Náutico e Atlético-PR, e Cuca, que trabalhou no Botafogo por dois anos, entre 2006 e 2008, são outros nomes que não estão descartados pela diretoria alvinegra.

Chat