Vítima de racismo na Eslováquia

Postado por Suh segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vítima de insultos racistas no último fim de semana, o atacante Adauto, do MSK Zilina, da Eslováquia, disse que a atitude da torcida do MFK Kosice na partida de domingo pelo campeonato local pode apressar sua saída do clube eslovaco.

Magoado, o atleta revelou que já pensa em retornar ao futebol brasileiro em breve, aproveitando a janela de transferência no mercado europeu. Segundo o jogador, que teve passagens por Atlético-PR e Ponte Preta, insultos racistas só mancham a imagem do futebol mundial.

- É muito triste. Os torcedores do Kosice reproduziam sons e gestos de macaco cada vez que eu pegava na bola. Já tinha sofrido isso em 2003 na República Tcheca, e agora passo novamente por esse problema aqui na Eslováquia – explicou.

Sem propostas de outros clubes e com contrato com o time eslovaco até o fim de 2010, Adauto deixou escapar durante a entrevista que seria ótimo voltar ao seu país, já que sua esposa e familiares continuam morando no Brasil. Sobre um possível retorno, a saudade da terra natal pode pesar na balança em sua decisão.


- Nada contra o clube, mas é lógico que eu gostaria de voltar ao meu país. Cada dia que passa penso em retornar ao futebol brasileiro. O Palhinha (ex-jogador do São Paulo e Cruzeiro), está vendo isso para mim. Vamos esperar o que vai acontecer. Poderia ser emprestado por uma temporada, mas isso ainda não foi falado com os dirigentes do Zilina.

O jogador também passou pelo mesmo problema de racismo em 2003, quando atuava no Slavia Praga, da República Tcheca. Na ocasião, Adauto chegou a ver cascas de banana atiradas no gramado. Os atos racistas podem provocar uma punição ao MFK Kosice, que será o adversário do Roma, pela Liga da Europa (antiga Copa da Uefa).

0 comentários

Postar um comentário

Chat