Palmeiras empata com Grêmio

Postado por Suh quinta-feira, 6 de agosto de 2009 0 comentários

A festa estava armada para o Palmeiras disparar na liderança do Campeonato Brasileiro: torcida presente em massa no Palestra Itália, noite agradável em São Paulo nesta quinta-feira, e o time em grande fase. Só esqueceram de avisar ao Grêmio, que azedou a arrancada alviverde e colocou fogo no torneio. Apesar de jogar bem, o Verdão não passou de um empate em 1 a 1 com o Tricolor e viu o Goiás - que na quarta-feira derrotou o Flamengo - encostar na tabela. Cleiton Xavier abriu o placar, mas Maxi López empatou logo em seguida, ainda no primeiro tempo.

O incidente lamentável da partida aconteceu aos 36 minutos da etapa final, quando, numa disputa de bola normal com o meia Diego Souza, o zagueiro gremista Réver caiu desacordado e de mau jeito no gramado, causando preocupação geral em todos os jogadores. Ele foi encaminhado a um hospital para observação, mas no caminho já apresentava boa recuperação, e os exames serão apenas por precaução.

Com o tropeço, o Palmeiras sobe para 35 pontos, ainda na primeira colocação do Brasileirão, três a mais que os goianos. O Verdão, contudo, poderia ter aumentado para cinco a vantagem sobre o clube do Centro-Oeste se tivesse vencido. O Grêmio aparece agora em sétimo, com 25, dois abaixo da zona de classificação para a Taça Libertadores.

O Palmeiras volta jogar apenas na próxima quarta-feira, quando encara o Atlético-MG, às 21h50m, no Mineirão. Já o Grêmio permanece no estado de São Paulo. No domingo, enfrenta o Barueri, às 20h30m, na Arena.

Empurrado por um Palestra Itália praticamente lotado, o Palmeiras foi para cima do Grêmio logo no início do jogo. Não bastasse o incentivo das arquibancadas, o Verdão teve também toda a ajuda do adversário. Com apenas Maxi López no ataque, os gaúchos não possuíam saída para o campo de ataque e acabaram encurrulados.

Apesar de errar passes excessivamente, o Palmeiras conseguiu levar perigo logo aos 12 minutos. Cleiton Xavier tabelou com Obina na intermediária e tocou para Ortigoza invadir a área pelo lado esquerdo. Na saída de Victor, o paraguaio chutou rasteiro, e Fábio Santos salvou quase sobre a linha. Logo em seguida, aos 14, Obina assustou em cabeçada que tocou no chão e passou por cima.

A apatia gremista fez o Palmeiras continuar pressionando, com Marcos apenas como um mero espectador. Aos 27, em contra-ataque, Cleiton Xavier deu lindo passe para Diego Souza na esquerda. O meia invadiu a área, mas chutou à direita na saída de Victor. No minuto seguinte, o gol. O lateral Wendel cruzou com perfeição, e Cleiton Xavier testou no canto direito do goleiro tricolor.

A empolgação da torcida, porém, não demorou a acabar. A defesa do Verdão, até então a melhor do Brasileirão, com apenas 14 gols sofridos, falhou. Aos 31, Souza recebeu lançamento pela direita e cruzou rasteiro. A zaga dormiu, Maxi López se antecipou e bateu seco no canto direito de Marcos, empatando o duelo.

A igualdade no placar derrubou o rendimento do Palmeiras e a vibração dos torcedores. Cleiton Xavier, o melhor em campo, não conseguia acionar Obina e Ortigoza no ataque. A situação só não piorou, aos 40, graças a São Marcos. Jadílson entornou Wendel na linha de fundo e cruzou. Maxi López pegou de primeira e o goleiro fez mais um de seus milagres. Em seguida, praticou outra bela defesa em chute de fora da área de Tcheco.

Times ficam apenas no 'quase'

No segundo tempo, Muricy Ramalho sacou Ortigoza e colocou Willians para dar mobilidade ao ataque. Já Paulo Autuori tirou Willian Thiego para a entrada do zagueiro Rafael Marques. Os gaúchos, aliás, quase marcaram aos quatro. Maxi López dividiu com Marcos na área e bateu cruzado. A bola desviou em Marcão, e Wendel salvou sobre a linha.

Com o Grêmio se arriscando mais, o jogo ganhou em velocidade. Pelo Palmeiras, Willians foi o encarregado de abrir espaços na defesa adversário. No entanto, aos 17, Cleiton Xavier por pouco não fez o seu segundo na partida. Marcão cobrou rapidamente o lateral, o meia invadiu a área e bateu forte. Victor fez ótima defesa. Aos 24, foi a vez de Edmílson. Wendel cruzou da direita, e o volante, livre na área, errou a finalização, perdendo ótima oportunidade.

Para tentar recuperar a força no meio-campo, Muricy colocou o lateral-esquerdo Jefferson no lugar de Obina, voltando ao 3-5-2. Assim, Diego Souza se transformou em atacante. Paulo Autuori respondeu à altura, com Jonas na vaga de Douglas Costa. Aos 36 minutos, Réver dividiu com Diego Souza, que não teve maldade no lance, e caiu de mau jeito no gramado.

O zagueiro foi retirado desacordado de campo e levado ao hospital Santa Casa, nas proximidades do Palestra Itália. No entanto, no caminho recobrou a consciência e, segundo o diretor-executivo do clube tricolor, Mauro Galvão, já conversava normalmente com quem estava ao seu lado. Observado por um neurologista, ele será submetido a uma tomografia por precaução.

Com um a menos, pois já havia feito as três alterações, o Grêmio passou a sofrer forte pressão do Palmeiras, mas mesmo assim levava perigo nos contra-ataques. E o fim da partida foi dramático, principalmente nos cinco minutos de acréscimo. Os donos da casa buscavam o gol da vitória a todo custo - a torcida chegou a pedir a presença do goleiro Marcos na área adversária, em uma cobrança de falta - e o Tricolor tentava prender a bola no campo de ataque. No fim, prevaleceu a força de vontade do time gaúcho, que continua sem vencer fora de casa, mas tirou dois pontos importantes do líder do Brasileirão.

Fazia exatamente dois meses e 11 partidas: na última vez que o Fluminense tinha vencido no Brasileirão, Michael Jackson ainda era vivo, a crise no Senado ainda não tinha sido deflagrada e a gripe suína não era epidemia no país. Mas a vitória por 5 a 1 sobre o Sport, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 17ª rodada, trouxe o Tricolor de volta para o futuro, espantou o jejum e, de quebra, apagou a lanterna nas Laranjeiras.

Com grande atuação de Kieza, que marcou duas vezes, e Roni, que fez de pênalti, o Fluminense deixou a última colocação também na tabela de melhores ataques, superando o Cruzeiro: 18 a 15. Carlos Eduardo e Maicon, para o Tricolor, e Vandinho, para o Leão, completaram o placar. O resultado fez com que os cariocas trocassem de lugar com os pernambucanos: estão em 19º, com 14 pontos, enquanto o Sport assumiu a última posição, com 13.

Na próxima rodada, o Fluminense pega o Vitória, domingo, às 16h, no Barradão, em Salvador. Já o Sport, que ainda não venceu distante da Ilha do Retiro, mais uma vez joga fora de casa: contra o Internacional, no Beira-Rio, segunda-feira, às 21h.

Sem tempo a perder, o Fluminense dispensou a precaução e se mandou para cima do Sport desde o minuto inicial da partida. De uma forma um tanto desorganizada, é verdade, mas que, se nos 15 minutos iniciais não resultou em lances perigosos, ao menos deixou o adversário acuado e sem oferecer sustos.

Os passes errados impediam a criação de jogadas ofensivas, e apenas Kieza, com chutes sem direção, tinha assustado até os 20, quando o próprio atacante foi premiado pela insistência e abriu o placar. Roni tabelou com Marquinho, arriscou da entrada da área e ficou com o rebote de Magrão. O pisão na bola não impediu que ela sobrasse para Kieza, com o gol vazio, escorar para o fundo da rede.

A desvantagem acendeu o Sport, que timidamente tentou a reação. Aos 23, os pernambucanos concluíram pela primeira vez na partida, com César Lucena. Após cobrança de escanteio, o zagueiro tocou de primeira e assustou Fernando Henrique. Oito minutos depois, o goleiro tricolor foi obrigado a trabalhar: Vandinho recebeu de Élder Granja e bateu forte, rasteiro. FH fez grande defesa.

A necessidade de empatar, entretanto, fez com que o Sport deixasse espaços na defesa, e com dois bons contra-ataques o Fluminense transformou o placar em goleada. Aos 32, Roni recebeu de Conca em velocidade e sem marcação. Na frente de Magrão, ele rolou com açúcar para Kieza dominar e marcar o quarto gol na competição, igualando Fred na artilharia da equipe.

Sete minutos depois, foi a vez de o jovem atacante colaborar com o companheiro. Ele rolou para Roni, que encarou César Lucena e foi derrubado dentro da área: pênalti marcado. A torcida pediu, e o próprio Roni deslocou Magrão para colocar 3 a 0 no placar e fazer o torcedor respirar aliviado pela primeira vez em dois meses.

O ala Rashard Lewis, do Orlando Magic, foi suspenso por 10 jogos após ser flagrado no exame antidoping com um alto nível de testosterona no sangue. O atleta assumiu ter usado em excesso um suplemento alimentar no fim da temporada passada. No entanto, ele afirmou não saber que o produto continha substâncias banidas pelas regras da NBA.

- Primeiramente, eu assumo toda a responsabilidade pela situação e aceito a pena imposta. Eu peço desculpas aos fãs do Magic, aos meus companheiros de equipe e à organização por não ter buscado saber mais sobre o suplemento. Eu espero que este erro sem intenção não reflita na nossa equipe nem em sua grande reputação.

Após a punição, Lewis disse que nenhum jogador deve fazer uso de suplementos antes de consultar um médico.

- Eu espero que todos os atletas possam aprender pelos meus erros que suplementos, não importa quão inocentes pareçam, só podem ser tomados após consulta a um especialista.

O ala foi um dos destaques da campanha do Magic na última temporada. Lewis, de 29 anos, teve média de 19 pontos durante os playoffs e ajudou a levar a equipe às finais da Liga.

O dia foi de opostos para as musas Maria Sharapova e Ana Ivanovic no WTA de Los Angeles nesta sexta-feira. Enquanto a russa, com dificuldades, passou de virada pela ucraniana Alona Bondarenko, a sérvia não conseguiu parar a australiana Samantha Stosur, que vive ótima fase no circuito.

Sharapova não começou bem o confronto contra Alona Bondarenko. No primeiro set, foi derrotada por 6/4. no set seguinte, no entanto, aplicou um pneu e não deu mais chances para a adversária. Para fechar, fez 6/3 e, em 1h57m, passou às quartas de final da competição. Agora, enfrenta a polonesa Urszula Radwanska, que não precisou nem entrar em quadra após a desistência da chinesa Na Li.

No outro confronto, Stosur foi superior a Ivanovic desde o início. Em pouco mais de uma hora de jogo, aplicou quatro quebras na adversária e só perdeu um saque durante os dois sets. Assim, fechou em 6/3 e 6/2. Agora, encara a vencedora do duelo entre a russa Dinara Safina, líder do ranking, e a chinesa Jie Zheng.

Também nesta quinta-feira, a russa Vera Zvoraneva, número sete do mundo, teve muito trabalho para passar pela belga Yanina Wickmayer. Em 2h53m, fechou em 2 sets a 1, parciais 7/6 (7/5), 4/6 e 6/4. Agora, encara a italiana Flavia Pennetta, que passou pela russa Nadia Petrova. Quem também avança é a polonesa Agnieszka Radwanska, que passou por Anna Chakvetadze, da Rússia.


Em novo comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) anunciou a suspensão por dois anos de Bruno Tenório, Jorge Célio Sena e Lucimara Silvestre por dois anos do esporte. Os atletas, flagrados no doping com o hormônio eritropoietina, abriram mão da contraprova do exame e estão fora das competições.
A punição passa a contar do dia 15 de junho de 2009 e vai até 14 de junho de 2011. de acordo com as regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), os atletas que abrirem mão da contraprova assumem “integralmente as consequências e sanções previstas” pela entidade e não terão penas agravadas.
Ao lado de Josiane Tito e Luciana França, os três atletas estavam fazendo aclimatação na Alemanha para o Mundial de Berlim quando souberam do doping.
Na quarta-feira, a CBAT já havia comunicado também a suspensão dos técnicos Jayme Netto e Inaldo Sena.


Exatos 116 dias após ter fraturado o tornozelo esquerdo, o goleiro e capitão do São Paulo, Rogério Ceni, finalmente matou a saudade da bola em um jogo-treino. O adversário foi o time sub-20, que não forçou o ritmo. Nos 61 minutos em que esteve em campo, o camisa 1 fez quatro defesas e, de pênalti, marcou o gol da equipe reserva, que perdeu por 2 a 1. Mas dificilmente estará em campo no domingo, na partida contra o Goiás, que acontecerá no estádio do Morumbi.

O time reserva principal entrou em campo com: Rogério Ceni; Zé Luis, Jean Rolt e Saavedra; Adrian González, Wellington, Arouca, Marlos, Sérgio Mota e Diogo; Oscar. A equipe das categorias de base teve: Fabiano; Bruno (Lucas), Aislan (Leonardo), Leonardo (Thorniac) e Serginho; Juninho, Léo Gonçalves, Cazumba e Ernani; Henrique (Francisco Alex) e Eric.
O goleiro são-paulino não mostrou estar 100% confortável em campo. Em determinado momento, ele reclamou de dores musculares com o preparador Haroldo Lamounier. Mas fez questão de ficar em campo o tempo todo. A sua primeira defesa aconteceu logo aos dois minutos, em chute cruzado rasteiro de Henrique. No minuto seguinte, ele levou um gol, do atacante Eric.

Aos 11, o time reserva teve uma chance de empatar a partida em pênalti sofrido pelo lateral-esquerdo Diogo. Na cobrança, Marlos bateu e acertou a trave. Rogério, então, atravessou o gramado e foi realizar nova cobrança. Na batida, a bola explodiu no travessão. O goleiro pegou a bola com a mão e foi para a nova cobrança. Bateu no canto direito de Fabiano, que pulou para o canto esquerdo.
No mais, o goleiro se destacou orientando o posicionamento dos seus defensores e fazendo muitos lançamentos precisos. Em determinado lance de bola parada do time sub-20, ele chegou até a falar um pouco mais alto.
- Nelson (Saavedra), o Cazumba está livre. Isso não pode acontecer – reclamou.

A seguir, orientou o meia Sérgio Mota.
- Serginho, você não está marcando ninguém. Dá um passo para trás.

Quando o relógio marcava 32 minutos de partida, foi encerrado o primeiro tempo.
Na etapa complementar, Rogério teve mais trabalho e praticou três defesas, sendo uma cara a cara com Eric. Mas, aos 23, não teve jeito: Ernane, de cabeça, marcou o segundo gol da equipe das categorias de base.

Aos 61, Rogério Ceni deixou o gramado para a entrada de Denis. Ele caminhou para a sala de fisioterapia do clube e, ao passar pela sala de imprensa, foi questionado se tudo havia acontecido como o planejado.
- Foi mais ou menos – resumiu o camisa 1.


O Inter deve anunciar nos próximos dias, talvez já nesta sexta-feira, a contratação do meio-campista Cléber Santana, ex-Santos, atualmente no Atlético de Madri, da Espanha. O clube gaúcho oficializou uma proposta ao atleta de 28 anos, que ficou satisfeito com a oferta. Outras equipes brasileiras procuraram pelo jogador, que deu preferência ao Colorado. Restam questões burocráticas, de trâmites financeiros, para ele ser anunciado.

Cléber Santana segue na Espanha, treinou com o elenco do Atlético nesta quinta-feira e está convocado para viajar à Inglaterra, onde o time espanhol enfrenta o Liverpool em amistoso no sábado. Ele não tem previsão de chegada ao Brasil.

O meio-campista, por respeito ao clube madrilenho, não quer falar da negociação com o Inter antes de ela estar concluída. Ele recebeu proposta de prorrogação contratual do Atlético, mas o desejo de retornar ao Brasil fala mais forte.

Antes de anunciar Cléber, o Inter acertou com o atacante Edu, ex-São Paulo, que estava no Real Betis, também da Espanha.

O jogador tem chegada prevista a Porto Alegre para esta sexta-feira.

O Corinthians anunciou no início da tarde desta quinta-feira, em seu site oficial, a contratação de Edgar Balbuena, do Libertad. O jogador paraguaio tem 28 anos e atua como lateral-direito e zagueiro. O acordo com o atleta vai até 31 de dezembro.

Ao final desse contrato, o Timão tem a preferência na compra de 50% dos direitos econômicos do jogador. Se isso for concretizado, o clube do Parque São Jorge poderia então prorrogar por mais dois anos a permanência do paraguaio na equipe.

Balbuena fez exames médicos nesta quinta-feira, no Santana Cor, e em seguida assinará contrato. A data da apresentação oficial ainda não foi divulgada. Pelo Libertad, o lateral/zagueiro foi tricampeão paraguaio e disputou as quatro últimas edições da Taça Libertadores da América.

Essa é a quarta contratação do Corinthians nessa janela de transferências. Antes já havia anunciado o volante Edu, o atacante Bill e o zagueiro Paulo André. Por outro lado, perdeu André Santos, Cristian e Douglas da equipe titular.

Nos próximos dias, a diretoria do Timão espera ainda anunciar a contratação de um meia armador para assumir a camisa 10 do time. O presidente Andrés Sanches sondou alguns jogadores, mas até agora não existe nada de concreto.

No desembarque do Corinthians no aeroporto internacional de Guarulhos, na tarde desta quinta-feira, Edu foi a principal estrela. Não só pelo assédio da imprensa, mas também pelo contato dos torcedores, que pediam fotos e autógrafos. Não à toa o volante foi o último a entrar no ônibus da delegação. Tudo isso por conta de sua estreia com a camisa alvinegra. Sobre o debute, o jogador não quer ser exigente.

- Eu me senti muito bem, principalmente porque nunca tinha treinado com a equipe titular. Por isso não posso ser tão exigente comigo mesmo – declarou Edu.

Contratado no começo de julho, logo depois de o Corinthians conquistar a Copa do Brasil, o volante, de 31 anos, fez apenas um treinamento coletivo antes de sua estreia. Foi na segunda-feira, atuando no time reserva contra os garotos do juvenil. Antes disso, em um treinamento tático no Parque Ecológico ele quebrou galho de zagueiro.

- Se o resultado tivesse sido outro no Recife teriam visto minha estreia com outros olhos – completou o volante, insinuando que em caso de vitoria do Timão sobre o Náutico as análises sobre sua primeira partida teriam sido melhores.

De folga nesta quinta-feira, o elenco alvinegro volta a treinar na manhã desta sexta-feira, no Parque São Jorge. O próximo jogo da equipe será no domingo, dia 9, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. O Timão tem 25 pontos após 17 rodadas do Campeonato Brasileiro.

O jornal francês “L’Equipe” colocou Robinho no topo do futebol mundial. Mas não como o melhor jogador, e sim como o “maior mercenário”. Na lista, o craque brasileiro deixa David Beckham em segundo lugar.

Para o “L’Equipe”, Robinho mereceu o “título” por ter anunciado que deixaria o Real Madrid para defender o Chelsea, mas acabou acertando com o Manchester City no ano passado.

Beckham foi selecionado por ter trocado o Real pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, para receber R$ 11 milhões por temporada.

Os outros três jogadores da relação são envolvidos com o futebol francês: Djibril Cissé, que saiu do Sunderland para o Panathinaikos por um salário mensal de R$ 1 milhão; Julien Faubert, que deixou de defender a seleção francesa após trocar o Bordeaux pelo West Ham; e Pascal Feindouno, que deixou o Saint-Etienne para defender o Al-Saad no Qatar.

O Cruzeiro anunciou na tarde desta quinta-feira que mais um jogador será vendido. Agora é a vez do meia Wagner, que será negociado com um clube da Rússia. O Lokomotiv de Moscou é um dos interessados e já fez proposta, segundo o presidente Zezé Perrella, em entrevista coletiva na Toca da Raposa II. O valor não foi divulgado, mas especula-se que seja próximo de € 6 milhões (cerca de R$ 15,8 mi).

– Acho Wagner um grande jogador. Obviamente que se a proposta não for conveniente, ele não esta sendo descartado e vai ficar. Estamos conversando com o Lokomotiv, mas não tem nada acertado ainda. Existe outro clube de lá interessado e ainda vamos conversar. Eu diria que o Wagner deve ser vendido. A negociação deve estar concluída amanhã (sexta-feira) – afirmou o presidente da Raposa.

Perrella também confirmou que existe uma cláusula no contrato do atacante Kléber, que estabelece a quantia de € 10 milhões (aproximadamente R$ 26,3 milhões) como valor para uma eventual negociação, como revelou anteriormente o empresário do jogador, Giuseppe Dioguardi. A janela de transferências para a Europa fecha no próximo dia 31 de agosto.

– A cláusula existe. Não falei porque não vou trabalhar contra. O Pepe declarou a cláusula de € 10 milhões. Se ele receber proposta acima deste valor, não precisa falar comigo. É só chegar aqui e pagar. Mas a torcida pode ficar tranquila que se ele (Kléber) sair, o clube irá repor. Trabalhamos durante todo esse período de especulação e vamos suprir – disse Zezé Perrella.

Em junho, ainda enquanto disputava a Taça Libertadores, Kléber anunciou, em entrevista, que recebeu uma proposta do Liverpool, da Inglaterra. Mas os valores não atingiram os € 15 milhões (R$ 39,4 milhões) exigidos à época por Zezé Perrella. Na última quarta-feira, o Porto apareceu como um dos interessados no futebol do Gladiador.

A venda de Wagner será a quinta do Cruzeiro na atual temporada. Antes, saíram o atacante Guilherme (Dínamo de Kiev-UCR), o zagueiro Maicon (Porto-POR), o volante Ramires (Benfica-POR), e o lateral/meia Gérson Magrão (Dínamo de Kiev-UCR). O meia irá atuar ao lado dos brasileiros Rodolfo, ex-Fluminense, Fininho, ex-Corinthians, Guilherme, ex-Atlético-PR, e de Charles, companheiro na temporada passada na própria Raposa.

Chat