Brasil será a sede da Copa América em 2019

Postado por Suh quinta-feira, 30 de julho de 2009 0 comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quinta-feira o pedido de sua colega chilena, Michelle Bachelet, para que o Chile receba a Copa América de 2015 e a de 2019 seja no Brasil.

- Eu me comprometi com a presidente Bachelet para trocar a organização da Copa América de 2015 para 2019. Falarei pessoalmente com o ministro do Esporte (Orlando Silva) e homens do futebol do país - comentou Lula em entrevista com Bachelet em São Paulo.

A presidente do Chile pediu a Lula que o Brasil estude a possibilidade de mudar a organização da Copa América, que atende a um calendário pré-estabelecido desde 1987.

- Queremos fazer uma Copa América muito especial e mostrar uma série de estádios que estamos preparando e melhorando para receber as seleções do continente, como o Brasil, e todos os brasileiros que acompanharão sua seleção - apontou Bachelet.

Lula, por sua vez, lembrou que o país viverá a "década do esporte", recebendo o Mundial de 2014, a Copa das Confederações um ano antes, e ainda sonhando com a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

- Acho que o Chile tem direito - afirmou o presidente.

O Bayern conquistou a Copa Audi, torneio de pré-temporada, após empatar com o Manchester United em 0 a 0 e vencer na disputa de pênaltis por 7 a 6.

O torneio é disputado na Alemanha, e o grande destaque do Bayern, Ribéry, não participou da partida. De acordo com um jornal da França, o clube recusou uma proposta de 80 milhões de euros (R$ 211 milhões) pelo francês.

Breno foi títular da equipe alemã, e Anderson entrou no segundo tempo pelo clube inglês.

O Boca ficou com o terceiro lugar ao derrotar o Milan nos pênaltis por 4 a 3. No tempo regulamentar a partida terminou empatada em 1 a 1, o gol dos italianos foi marcado por Thiago Silva.

O São Paulo busca emplacar uma boa sequência neste Brasileiro e arrancar de vez para a meta que Ricardo Gomes estabeleceu logo ao chegar: estar entre os primeiros na virada para o segundo turno. O adversário da vez, nesta quinta-feira às 21h, no Morumbi, é o Grêmio, que atualmente busca uma das vagas no G4 do nacional.

Atualmente o Tricolor está a 13 pontos do líder Palmeiras e contra os gaúchos vai encarar antigos conhecidos dos são-paulinos, fato que pode dificultar o avanço do Sampa nesta rodada.

O técnico Paulo Autuori, o meia Souza e o lateral Fábio Santos, hoje titulares na equipe gaúcha, são personagens importantes na história do São Paulo. Para Richarlyson, os ex-jogadores do clube podem entrar em campo, com uma vontade a mais e isso pode complicar para o Tricolor, porém, o que mais preocupa é o estilo de jogo do Grêmio, considerado um time brigador

- Isso é um dos complicadores, jogadores que já atuaram por um clube quando jogam contra querem mostrar que podem voltar ao time. O mais dificil é enfrentar a equipe do Grêmio quem vem vindo numa boa sequência, é muito bem formada pelo Autuori. Mas antes de pensar nos ex-são paulinos que atuam lá, temos que pensar no time num todo - disse o camisa 20.

Além dos lesionados Bosco e Rogério Ceni, o São Paulo conta com mais um desfalque importante para duelo contra o Grêmio. Washington, atual artilheiro do time na temporada, não joga, por estar suspenso. Para o lugar do camisa 9, Borges volta à equipe e formará dupla ao lado de Dagoberto.

O zagueiro André Dias, que sofreu um edema na coxa direita, foi relacionado para o jogo, mas segue como dúvida na zaga. Se ele não jogar, Zé Luís será improvisado no setor.

O Grêmio vai completo para o desafio de vencer pela primeira vez fora de casa: o zagueiro Réver, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Maxi López voltam depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O otimismo em relação ao fim da escrita – são cinco derrotas e um empate em seis jogos como visitante – cresce com a lembrança de que o time marcou seus melhores desempenhos contra adversários fortes: a goleada de 3 a 0 sobre o Corinthians e a vitória no Gre-Nal.

Em contrapartida, a pior atuação, segundo o técnico Paulo Autuori, aconteceu na semana passada em Florianópolis, a derrota de 1 a 0 para o Avaí.

- Não podemos atuar bem só contra os grandes, mas esse problema a gente adia para mais tarde, pois será importante vencer no Morumbi – disse o treinador.

Autuori pediu um atacante de velocidade, para explorar os contra-ataques em jogos fora, mas não recebeu. O volante Túlio acha, porém, que é possível começar a vencer no estilo em que a equipe atua – compacta, avançando em toques de bola.

— Além disso, é possível armar contragolpes rápidos mesmo sem ter esse atacante veloz. Fizemos isso no primeiro tempo contra o Coritiba, nossa melhor performance como visitantes – lembra Túlio. (O Grêmio largou na frente, naquela partida, mas tomou a virada).

Três titulares importantes do meio-de-campo entrarão pendurados: Túlio, Souza e Tcheco. Mas ninguém vai se preservar para o jogo de domingo, contra o Cruzeiro, no Olímpico.

— Quero todos se esforçando no limite – avisa Autuori. Afinal, o desafio é conquistar a primeira vitória longe do Olímpico.


FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x GRÊMIO

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 30/7/2009 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/ PR)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)

SÃO PAULO: Denis, Zé Luis (André Dias), Renato Silva e Miranda; Jean, Hernanes, Richarlyson, Marlos (Jorge Wagner) e Júnior César; Dagoberto e Borges. Técnico: Ricardo Gomes

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Leo, Réver e Fábio Santos ; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori


O jogo desta quinta, às 21h, entre São Paulo e Grêmio, no Morumbi, irá marcar um reencontro: após mais de um ano, o meio-de-campo Souza vai voltar ao Morumbi. Mas, agora, vai defender cores diferente. O camisa 8 hoje é o astro do time gaúcho, mas por pouco ele não voltou, há um mês, em definitivo para o estádio são-paulino. Entre junho e julho, o atleta negociou com a diretoria para voltar a defender o Sampa ainda este ano.

Souza estava atuando no Grêmio por empréstimo, já que ainda tinha contrato com o Paris Saint-Germain, da França, clube que o comprou do São Paulo, no começo de 2008, por pouco mais de 3 milhões de euros. Os franceses já haviam definido que não fariam um novo empréstimo para o time gaúcho, mas aceitariam fazê-lo para o Tricolor paulista, já que os dois possuem bom contato comercial.

Com Souza, a diretoria são-paulina já havia conversado. O presidente Juvenal Juvêncio gosta muito do armador e nunca deixou de ter contato com ele, mesmo depois de ele ter sido emprestado para o Grêmio. Na época que era jogador do Tricolor, Juvêncio chegou a presenteá-lo com um cavalo, de raça, por causa de suas boas atuações contra o Corinthians. Souza cuida do animal até hoje, e o apelidou de “Tevez”.

– Não tínhamos acertado o salário ainda, mas já estava conversado, eu sabia que o São Paulo queria que eu voltasse. Fiquei feliz – lembrou.

O retorno de Souza ao Morumbi era dado como certo pela diretoria. Só havia um empecilho: a prioridade de compra do Grêmio no contrato de empréstimo. O PSG estipulou um valor para negociar o jogador: 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,6 milhões). E o Tricolor gaúcho, animado com as boas atuações do seu camisa 8 na Libertadores – ele fez seis gols – , fez o investimento. Souza assinou no começo de julho para atuar por mais três temporadas em Porto Alegre.

– Se o Grêmio não quisesse, eu teria voltado para o São Paulo. Mas a diretoria foi até a França, negociou com o PSG e aí eu renovei. Eles fizeram um investimento grande por mim e me valorizaram bastante – contou ele, que disputou 232 jogos pelo São Paulo e marcou 35 gols. Entre 2003 e 2008, faturou cinco títulos, sendo um Paulista, dois Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não alivia nem para o meia Madson, um dos xodós da torcida santista. Irritado com a atuação do camisa 10 no jogo contra o Náutico, na última quarta-feira, o treinador disse que o baixinho ainda precisa amadurecer bastante.

- Ele tem que aprender e corrigir muita coisa. Tem hora para passar a bola e hora para driblar. No futebol, você não pode só correr, tem que trabalhar a bola. Então é isso o que estamos trabalhando com ele - afirmou Luxa.

O técnico culpou Madson pela forma dramática com que a equipe venceu o Timbu (2 a 1), nos Aflitos. Para Luxemburgo, o meia foi o responsável pela jogada que originou o gol de empate do Náutico.

- Madson tentou dar o drible, daí recemos o contra-golpe. Ele deveria ter tocado para o Neymar e se apresentado para receber. Fiquei bravo porque o Madson poderia ter simplesmente tocado, e não teríamos o problema que tivemos - esbravejou.


A ótima campanha do Palmeiras no Brasileirão não empolga Cleiton Xavier. Um dos destaques da equipe na temporada por suas assistências para os companheiros, o meia não coloca o Verdão como franco favorito ao caneco da competição nacional.

- É muito cedo (para falar em favorito). Ano passado o São Paulo não era nem cotado e foi campeão. Mas estamos no caminho certo. Se o time manter essa seriedade, somos um dos candidatos - declarou o jogador na reapresentação do time na tarde desta quinta, na Academia de Futebol.

Com a vitória da última quarta-feira por 1 a 0 em cima do Fluminense, no Palestra Itália, o Alviverde chegou à liderança do campeonato, com 31 pontos, mas tem de esperar pelo complemento da rodada, nesta quinta. O vice-líder Atlético-MG, que tem uma partida a menos do que os comandados do Muricy, vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo e, em caso de triunfo, retoma a o topo da tabela. Para o camisa 10 palmeirense, independetemente do placar no Maraca, o Verdão vai se manter entre os primeiros colocados.

- Nosso propósito é se manter em primeiro. Mas, independete do resultado, estaremos encostado. Não vamos deixar o Atlético se distanciar. De qualquer forma, estaremos em segundo, não será problema. Além de secar, poderemos dar uma analisada no time do Atlético - declarou o meia, que deu o passe para o tento da vitória de Diego Souza.

Preocupado com a possibilidade de sondagens do exterior, principalmente em Diego Souza, que vive grande momento com a camisa verde, Cleiton aposta que ninguém vai deixar o grupo durante o Campeonato Brasileiro.

- Pelo que o grupo vem apresentando, uma perda nesse momento vai ser muito difícil. Principalmente eu, Pierre e Diego (Souza) acho que fomos os que mais jogaram esse ano. Temos um entrosamento já. Com certeza vai aparecer uma proposta pelo Diego pelo que ele está fazendo, mas acho que não vai sair ninguém. Se aparecer (proposta) é uma valorização do seu trabalho. Mas eu pretendo ficar no Palmeiras, ganhar títulos e marcar a minha história no clube.

Sobre Muricy Ramalho, que estreou no comando do Palmeiras com vitória sobre o Tricolor carioca, Cleiton Xavier é só elogios.

- Para mim é ótimo. Não deixa o jogador relaxar. Ele é um cara que conhece muito bem a maneira certa de trabalho e faz com que isso não aconteça.

A cirurgia na mão esquerda para a correção de duas fraturas não foi o único motivo da internação do atacante Ronaldo, no Hospital São Luiz, em São Paulo. O jogador aproveitou também para fazer lipoaspiração, retirando excesso de gordura da região da barriga, o que, estima-se, seja algo em torno de 700 mililitros.

Até agora, a direção do hospital paulistano não confirmaou a informação. A assessoria de imprensa do Corinthians, por sua vez, apesar de não confirmar a cirurgia plástica, também não nega.

Ao realizar as duas cirurgias no mesmo dia, o Fenômeno tem a intenção de aproveitar o período de recuperação, que será utilizado para ambas as intervenções cirúrgicas. De acordo com os médicos do Timão, a volta aos gramados do atacante está prevista para até cinco semanas.

Desde a chegada ao Parque São Jorge, convive com o problema de peso. Seus gols, porém, fizeram com que o assunto fosse deixado de lado.


O ímpeto ofensivo de Flamengo e Atlético Mineiro é quase uma obrigatoriedade por conta da pressão que suas fanáticas torcidas exercem. Hoje, os clubes se enfrentam no Maracanã às 21h e contam com a força de suas duplas de ataque para alcançar mais uma vitória, já que ambas têm brilhado intensamente no Campeonato Brasileiro.

A expectativa de muitos gols para o confronto tem as suas razões, uma vez que as parcerias Adriano/Emerson e Diego Tardelli/Éder Luís têm 14 gols cada na competição. Além disso, o duelo é cercado de muita rivalidade, talvez a maior do Brasil entre clubes de estados distintos.

A dupla do Flamengo tem uma peculiaridade impressionante. Em nove jogos que Adriano e Emerson fizeram juntos, ao menos um dos dois fez gol em oito deles. Somente o Fluminense livrou-se da pesada artilharia rubro-negra.

Já os atacantes atleticanos têm sido atrevidos mesmo quando são visitantes. Diego Tardelli e Éder Luís marcaram quatro vezes cada na casa de seus adversários. Um alerta para a defesa do Flamengo.

Uma situação curiosa do confronto é a grande fase de Diego Tardelli, pelo Galo. No ano passado, o atacante estava no Flamengo e fez apenas seis gols em toda a temporada. Neste ano, já são 31 em pouco mais de seis meses. Além disso, veio a primeira convocação para a Seleção Brasileira.

O técnico Andrade, no entanto, prefere Adriano em relação a Tardelli e enumera as razões de sua predileção.

– Adriano sai na frente pela experiência. Ele já jogou Copa do Mundo e passou por grandes clubes na Europa e isso faz a diferença – disse.

O atacante Éder Luís acredita que as duplas se equivalem pelas características dos jogadores.

– Será um jogo interessante, de duas boas duplas de ataque. São dois jogadores mais de área e outros dois de mais velocidade, que caem pelos lados. Será um jogo bom, a torcida do Flamengo vai comparecer e esperamos pela vitória do Atlético – frisou.

Goleadores:

28 gols somados têm os atacantes Adriano, Emerson, Diego Tardelli e Éder Luís nesta edição do Campeonato Brasileiro.


Em recuperação após acidente no GP da Hungria, o piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, telefonou nesta quinta-feira para Rubens Barrichello, que pilotava o carro da Brawn do qual uma mola da suspensão escapou e atingiu Felipe.

Segundo a assessoria de imprensa de Felipe Massa, os pilotos tiveram uma conversa bem-humorada e o ferrarista fez uma brincadeira com a situação ao “reclamar” com Rubinho.

– Pô, mas você tinha que jogar as coisas logo na minha cabeça? – disse Felipe em uma conversa que ainda teve as esposas dos pilotos, Raffaela Massa e Silvana Barrichello.

Apesar de ter gostado que seu substituto no GP da Europa, em Valência (ESP), seja o alemão heptacampeão mundial Michael Schumacher, Felipe afirmou que não desistiu de correr na próxima etapa da Fórmula 1.

– Isso se eu deixar ele correr, porque não vou desistir – disse Massa.

O médico Dino Altmann, que o acompanha em Budapeste afirma que o quadro do piloto evoluiu bastante e já prevê que Massa tenha alta em menos de dez dias e descarta uma possível transferência para tratamento em Paris (FRA).


Após se transformar no primeiro nadador brasileiro campeão olímpico, Cesar Cielo voltou a fazer história nesta quinta-feira ao vencer a final dos 100m livre masculino do Mundial de Roma, na Itália. Cielo ainda quebrou o recorde mundial da prova, com o tempo de 46s91.

- É sensacional. Não tem nada melhor do que conquistar esse ouro para o Brasil. É um sonho sendo realizado. É difícil até pensar. Nunca senti tanta dor assim depois de uma prova, mas valeu a pena. É emocionante subir no pódio e receber a medalha para o Brasil em primeiro - disse Cesar Cielo, em entrevista ao SporTV.

O atual campeão olímpico da prova, o francês Alain Bernard, terminou na segunda colocação, com o tempo de 47s12, seguido pelo compatriota Frederick Bousquet, com 47s25. O brasileiro Nicolas Oliveira foi o oitavo colocado, com 48s01.

Cesar Cielo é o atual campeão olímpico dos 50m livre e bronze dos 100m livre. A medalha conquistada em Roma é a terceira do Brasil no Mundial. Poliana Okimoto foi bronze na maratona aquática de cinco quilômetros e Felipe França ficou com a prata nos 50m peito.


Os holofotes de Roma, desta vez, estão em César Cielo. Nesta quinta-feira, o nadador brasileiro repete os passos feitos em Pequim, praticamente um ano depois, e disputa a final da prova dos 100m livre do Mundial de Esportes Aquáticos. Em 2008, Césão saiu do Cubo d’Água com o bronze. Dois dias depois, conquistou o primeiro ouro olímpico do Brasil naquela que é sua especialidade, os 50m livre.

O palco desta vez, porém, é outro, e Cielo não quer fazer dos 100m livre um mero aperitivo para a disputa principal. Mas a concorrência é grande. Os franceses Alain Bernard, ouro nos Jogos, e Frederick Bousquet, além do americano Nathan Adrian e do sueco Stefan Nystrand, estarão nas raias ao lado com o mesmo objetivo. Correndo por fora, está o surpreendente Nicolas Oliveira, que confessa ser franco-atirador na prova, mas que espera continuar “iluminado” na decisão.

O dia para os brasileiros, porém, não se resume aos 100m livre. Thiago Pereira, nos 200m medley, e Fabíola Molina, nos 50m costas, também disputam finais à tarde no Foro Itálico.

Na semifinal, Thiago Pereira confessou ter nadado com o objetivo de se poupar para a final. Mesmo assim, chegou a liderar a bateria, mas fechou em terceiro, com o sexto melhor tempo da fase (1m57s12), novo recorde sul-americano da prova.


Nos 50m costas, Fabíola mostrou ter sorte e competência. A nadadora de 34 anos, bateu novamente seu recorde sul-americano, nadou em 27s70 nas semifinais dos 50m costas e ficou com a última vaga na decisão da prova. A nona colocada, a japonesa Aya Terakawa, terminou em 27s73. Uma diferença de apenas três centésimos.

Nas eliminatórias, o Brasil também terá um dia cheio. Na primeira disputa, nos 100m livre feminino, Tatiana Barbosa busca um lugar nas semifinais à tarde. Carolina Mussi e Tatiane Sakemi entram na piscina para os 200m peito feminino, e, mais tarde, Henrique Barbosa e Tales Cerdeira estarão nos 200m peito.

Chat