Richarlyson comemora volta por cima

Postado por Suh terça-feira, 4 de agosto de 2009 0 comentários

Polivalente nos tempos de Muricy Ramalho, Richarlyson comemora a sua efetivação como volante com a chegada do técnico Ricardo Gomes. O camisa 20 do São Paulo voltou a mostrar um bom futebol nas últimas partidas, tanto que virou titular inquestionável do novo treinador são-paulino.

- Eu sempre tive a confiança do Muricy, tanto que foi com ele que eu cheguei à seleção. Só que o Ricardo sabe que a minha função é um segundo volante, onde eu tenho uma rentabilidade maior do que atuando como zagueiro ou lateral-esquerdo. Fico feliz de ter reencontrado o meu bom futebol juntamente com a equipe. Espero estar me firmando. O Ricardo tem me dado oportunidades na posição que eu rendo melhor. Espero continuar ajudando muito mais – ressaltou o jogador.

Apesar do ótimo momento no meio-campo, Richarlyson deixou claro que está pronto para ajudar no que o treinador precisar. Na vitória do último domingo, sobre o Vitória, por 1 a 0, em Salvador, o jogador atuou como zagueiro, já que Miranda estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Jean Rolt não conta com a confiança de Ricardo Gomes.

- Todo mundo sabe que eu rendo melhor no meio-campo. Mas eu estou aqui para ajudar. Onde o Ricardo precisar, eu estarei à disposição – concluiu Richarlyson.

Edu vai estrear pelo Corinthians nesta quarta-feira, contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife. O nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e ele está à disposição do técnico Mano Menezes. Formado nas categorias de base do Timão, o volante acertou um contrato até o fim de 2011 nesse seu retorno.

Em seu primeiro jogo com a camisa do Timão nesta temporada, Edu vai formar o meio-de-campo ao lado de Jucilei e Elias. Esse último deve jogar mais adiantado, na armação, atuando na mesma faixa do campo em que jogava Douglas. O ex-camisa 10 alvinegro foi negociado com o futebol dos Emirados Árabes.

- Estou me sentindo muito bem, forte. Fiz um coletivo na terça-feira com o juvenil e tudo correu bem. Só me senti um pouco velho perto dos meninos de 17 anos - brincou Edu, que vai vestir a camisa 32 da equipe do Parque São Jorge.

Revelado pelo Timão, Edu despontou em 1999, quando foi o herói da conquista da Copa São Paulo de Juniores. No ano anterior, porém, já havia feito parte do grupo campeão brasileiro. Ganhou novamente a competição em 99, o Paulistão e também o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000.

Depois disso, o atleta foi contratado pelo Arsenal, onde ficou por cinco temporadas. Em seguida, o Valencia o contratou por quatro anos. Agora, ele é do Timão.

A estreia de Denis Marques no Flamengo foi confirmada nesta terça-feira. O nome do atacante aparece no Boletim Informativo Diário (BID) e desta forma o técnico Andrade poderá escalá-lo ao lado de Adriano na partida de quarta contra o Goiás, no Serra Dourada.

Contratado no início de julho, o atacante aguarda com tranquilidade a estreia. Ele será o 9, número que causa calafrios na história recente do clube. Adriano, inclusive, dispensou a camisa e preferiu realizar o sonho de infância de vestir a 10.

Em um passado recente, Dimba, Souza e Obina tiveram mau retrospecto de gols. O último a vesti-la foi Josiel. Ele fez 13 gols no ano, e ainda é o artilheiro do time na temporada.

- Nunca ouvi falar desta maldição. Mas não sou supersticioso e tiro isso de letra. Estou muito tranquilo e preparado para jogar – afirmou.

Denis Marques estava no Japão e não disputa uma partida oficial há mais de dois meses. A tendência é que ele não aguente os 90 minutos.

- Sei que falta ritmo porque estou há muito tempo sem jogar. Mas vou dar o meu máximo – declarou.

A delegação do Flamengo está em Goiânia, onde enfrenta o Goiás na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Serra Dourada.

David fora

Apesar de ter viajado para a capital de Goiás, o zagueiro David não foi inscrito no BID e fica fora do banco de reservas.

O dia foi de festa no Palmeiras, não só pela liderança isolada do Campeonato Brasileiro, mantida no último final de semana. Marcos, líder do grupo e um dos maiores ídolos da torcida em todos os tempos, completou 36 anos nesta terça-feira, e foi alvo do tradicional banho feito com uma mistura de ovos com farinha. Mas, depois de 17 anos de Verdão e inúmeros títulos na carreira, o goleiro que virou santo no Palestra Itália nem fala em aposentadoria e até sonha em voltar à seleção brasileira. De quebra, o capitão alviverde quer um presente nada modesto: o título brasileiro.

- Recebi parabéns dos familiares e amigos. Mas sei que para ganhar um presente tão importante quanto um título brasileiro não vai só depender de um dia do ano. A pontuação é importante, estamos jogando bem, mas, para permanecermos em primeiro, teremos de fazer muitos sacrifícios – afirmou o goleiro, que além da ovada dos companheiros de clube, ganhou uma peruca de presente.

Marcos aproveitou o dia especial para refletir sobre a carreira. Há dois anos, o pentacampeão ficou muito próximo da aposentadoria por conta das seguidas lesões que o afastaram de mais quase 100 partidas do Palmeiras. Desta vez, porém, a fase virou.

- Quando acordei, sentei na cama e falei: “Tenho que treinar hoje. E vai ser pesado (risos)”. Mas agradeci a Deus pelo aniversário e principalmente por estar jogando. Há dois anos, tinha pensado em desistir, mas as coisas mudaram na minha vida. Acordei feliz e sabendo que estou cheio de saúde para fazer o que gosto – acrescentou.

O momento é tão bom que Marcos nem cogita se aposentar. O contrato dele com o Verdão como jogador vai até o final de 2011. O vínculo, contudo, se estende por outras três temporadas, mas ocupando um cargo, a critério dele, na comissão técnica.

- Depende da preparação física, do corpo e em não me machucar. Se eu tiver disposição com 40 anos, vou continuar. Gosto do que faço, faz parte da rotina da minha vida e não imagino como seria se eu parasse. Nem penso em aposentadoria hoje em dia. Faço trabalho específicos para não estourar. Só Deus mesmo para explicar um cara que machucava tanto e agora não tem problema nenhum – disse.

Com o prazer de jogar, Marcos recuperou também o desejo de retornar à seleção brasileira, com quem conquistou a Copa do Mundo de 2002. Curiosamente, há algum tempo, ele já havia descartado retornar às convocações por considerar que seu ciclo já havia sido encerrado.

- O pessoal perguntava e eu achava errado falar não, desprezando a camisa da seleção. O Brasil tem grandes goleiros para vestir a camisa da seleção, o Júlio César é um dos melhores do mundo. Deixo o Dunga à vontade. Mas não vou falar não jamais – completou.

Aloísio já foi registrado no BID da CBF e pode estrear pelo Vasco no próximo sábado, às 16h10m (de Brasília), contra o Campinense, em São Januário, pela 16ª rodada da Série B. O atacante, que treina no clube desde junho, está ansioso para voltar a jogar. O desejo de retornar aos gramados é revelado pelo amigo e capitão do time, Carlos Alberto.

- Ele está muito bem, está com muita vontade de jogar. A vontade que ele está de ajudar vai ser muito importante. O Vasco, com certeza, vai ganhar muito com a entrada do Aloísio. E vai aumentar a competição no ataque - disse o meia.

Apesar de ter o Vasco ter a melhor defesa da Série B, com apenas oito gols sofridos em 15 jogos, o time está mal no setor ofensivo. Foram apenas 21 gols marcados, média de 1,4 por partida, o que faz o clube carioca ter somente o 11º ataque entre os 20 participantes da competição. Por isso, a entrada de Aloísio na equipe é uma esperança de que os gols voltem a aparecer.

Carlos Alberto considera que o atacante não vai sentir a falta de ritmo de jogo. A última partida de Aloísio foi há cerca de três meses.

- Ele não vai sentir o ritmo do jogo. Ele está bem preparado, nunca teve problema físico. Sempre foi um cara que se cuidou bastante.

Após a vitória sobre o Juventude por 2 a 1 no último sábado, o Vasco assumiu a vice-liderança da Série B com 29 pontos. O time só está atrás do Atlético-GO, que tem 32 pontos após 15 rodadas.

Cinco dos 44 atletas brasileiros convocados para o Mundial de Atletismo foram flagrados em exame antidoping. Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre estavam fazendo aclimatação na Alemanha quando receberam a notícia sobre os resultados, nesta terça-feira. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) informou que eles foram submetidos a teste surpresa, fora de competição, no dia 15 de junhom que detectou a substância "Recombinant – EPO isoforms", um hormônio que estimula a produção de energia aeróbica. O Mundial começa no dia 15, em Berlim. Na semana passada, a CBAT tinha anunciado a suspensão de Lucimar Teodoro, que também estava classificada. Com isso, a delegação brasileira perde seis representantes e disputa a competição com 39 atletas.

Os cinco atletas flagrados no exame solicitaram contra-prova e vão retornar ao Brasil para fazerem suas defesas. Eles estão impedidos de disputar competições até que o resultado seja divulgado. A CBAT, entidade que solicitou os testes, abriu inquérito para apurar os fatos. Os exames foram feitos por um laboratório canadense credenciado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).

Dos cinco flagrados, três disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado: Bruno, Lucimara e Josiane. Bruno ajudou o Brasil a ficar com quarta colocação no 4x100m, prova vencida pela Jamaica de Usain Bolt. Em Berlim, Bruno e Jorge Célio Sena competiriam tanto no revezamento quanto nos 200m rasos.

Com as suspensões, o Brasil terá que fazer mudanças na escalação do 4x100m ou desistir da prova. A comissão técnica ainda não decidiu. Há outros três atletas na equipe: José Carlos Moreira, o Codó, Vicente Lenílson e Basílio de Moraes. A opção para a outra vaga é Sandro Viana, velocista que compôs o quarteto brasileiro em Pequim, junto com Bruno, Codó e Vicente. Sandro estava convocado apenas para os 200m em Berlim.

Lucimara disputaria o heptatlo na Alemanha, e Josiane o 4x400m. Luciana França correria os 400m com barreiras.

Chat