Tsonga vira jogo e, em cinco sets, bate Djokovic e vai à semi no Australian Open

Postado por Suh quarta-feira, 27 de janeiro de 2010



Com um tênis arrojado e preciso, Jo-Wilfried Tsonga desbancou Novak Djokovic e conquistou uma vaga nas semifinais do Australian Open. Após deixar o sérvio abrir 2 sets a 1, o francês número 10 do mundo deu um show em quadra, virou a partida e saiu de quadra com a vitória por 3 a 2. As parciais do jogo, que durou 3h52m, foram de 7/6(8), 6/7(5), 1/6, 6/3 e 6/1.

A partida era uma reedição da final do Australian Open de 2008, vencido por Djokovic, atual terceiro colocado no ranking. O resultado desta quarta colocará Tsonga frente a frente com Roger Federer, que bateu Nikolay Davydenko nas quartas de final , algumas horas antes.

Djokovic começou a partida na frente, com uma quebra logo no segundo game, mas Tsonga recuperou a igualdade logo em seguida. O sérvio voltou a abrir vantagem graças a seguidos erros do francês no sexto game e, em seguida, abriu 5/2. A parcial parecia definida quando Djokovic teve um set point no décimo game, mas o sérvio mandou uma bola longa e, dois belos pontos depois, Tsonga devolveu a quebra.

A decisão foi para o tie-break, e o número 10 do mundo foi o primeiro a chegar ao set point, com 6/5 no placar. Um erro de direita no ponto seguinte deixou o placar igual novamente. Em seguida, foi Djokovic quem alcançou o set point, mas um voleio de Tsonga evitou o fim da parcial. O francês, desta vez, aproveitou e, com dois voleios, fechou o set.

Djokovic voltou a sair na frente na segunda parcial, com uma quebra no sexto game. Tsonga devolveu no sétimo game e empatou no oitavo, e a partida foi mais uma vez para o tie-break. O francês teve 5/4 no placar, mas o número 3 do mundo conquistou os três pontos seguintes e empatou a partida em 1 a 1.

A vitória no segundo set pareceu dar confiança a Djokovic, que fez um excelente terceira parcial, usando sua direita para atacar com eficiência. Ao mesmo tempo, Tsonga errava mais, e o resultado foi um inapelável 6/1 para o número 3 do mundo.

O momento mudou no começo do quarto set. Tsonga confirmou seu serviço para sair na frente e, logo em seguida, quebrou o saque do rival. Ao fim do segundo game, Djokovic pediu um tempo médico, dizendo que precisava ir ao banheiro para vomitar. O francês percebeu o momento de fragilidade do adversário e disparou no placar, abrindo 5/0. O sérvio esboçou uma reação e devolveu uma das quebras, mas Tsonga fechou a parcial no nono game e forçou o quinto set.

Motivado e em melhor forma, Tsonga começou melhor e abriu a parcial decisiva com uma quebra. O momento era mesmo do francês, que jogava de igual para igual no fundo de quadra e continuava subindo à rede para definir os pontos. Outras duas quebra, no quinto game e no sétimo games, garantiram o número 10 do mundo nas semifinais em Melbourne.

0 comentários

Postar um comentário

Chat