Ex-técnico de Messi,se dedica ao futebol há 26 anos sem nada ganhar

Postado por Suh sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A oficina mecânica Vecchio, no centro de Rosário, existe há mais de quatro décadas. É tradicional, mas não dá a Bautista Ernesto Vecchio, de 58 anos, a vida que gostaria de ter. Até porque ele é uma das pessoas mais conhecidas da cidade. Pelo menos entre aqueles que são apaixonados por futebol. Tudo porque Vecchio foi o primeiro treinador de Messi, craque do Barcelona e da seleção argentina, no Newell’s Old Boys.

Vecchio já tem 26 anos de Newell’s, mais especificamente nas Malvinas Argentinas, uma espécie de peneira das categorias de base do clube. O mecânico/treinador não sabe dizer ao certo quantos jogadores que passaram por ele são hoje profissionais, mas o número de títulos que conquistou está na ponta da língua: 38. E tudo isso sem ganhar sequer um centavo. Ele continua na ativa simplesmente por paixão ao futebol.

- Trabalho de graça para o Newell’s. Esse serviço me toma tempo e me dá gastos, mas eu sou apaixonado pelo que faço. Pena que a minha oficina não me dá o retorno que eu gostaria de ter, mas a vida é assim mesmo. A minha paixão pelos meninos que trabalho é que me motiva a continuar – comentou o treinador, que em sua oficina tem apenas um assistente e muitos carros velhos para arrumar.

O discurso até certo ponto resignado muda pouco depois, quando o assunto é Messi. Embora tenha orgulho de ter treinado o candidato a melhor jogador do mundo nesta temporada, Vecchio tem também um pouco de mágoa de “La Pulguita”. Tudo porque diz ter procurado o jogador e sua família diversas vezes para pedir uma oportunidade em Barcelona. O mecânico afirma nunca ter sido atendido. Sentiu-se ignorado.

- É uma pena que os meninos esqueçam algumas coisas quando encontram sucesso e ficam famosos. Eu os procurei não para pedir dinheiro, eu quero apenas uma oportunidade de ir à Espanha para tentar trabalhar com as crianças lá. Mas paciência. Sou bastante conhecido por ter trabalhado com o Messi, mas continuo aqui nessa oficina – falou Vecchio, rindo, mas deixando transparecer mágoa.

A admiração que tem por Messi é bem maior do que qualquer decepção. Fã do futebol do jogador do Barcelona, Vecchio não cansa de elogiá-lo. Mostra com orgulho a foto da equipe que dirigiu e tinha “La Pulguita” como titular e também um livro sobre a carreira de Lionel, que fica todo o tempo em cima de sua mesa. - O Maradona foi um grande jogador, é verdade, mas para mim o Messi é melhor que ele. Está acima. É mais objetivo, e tem um futebol mais vistoso – falou o técnico.
O escritório de Vecchio, cheio de marcas de graxa e com cheiro de óleo, é como se fosse um resumo de sua vida. Em meio aos calendários com imagens de mulheres nuas, tradicionais em borracharias e oficinas mecânicas, estão as fotos da maioria dos times com que foi campeão, também lembranças de seus filhos (um rapaz, do primeiro casamento, e duas meninas, do segundo) e as chaves dos carros que conserta. Embora não tenha tido as oportunidades que sonhava, Bautista Ernesto Vecchio é um patrimônio do futebol rosarino. E levando em conta o fato de ter trabalhado com o craque Messi podemos até dizer que é um personagem mundialmente importante.

0 comentários

Postar um comentário

Chat