Cruzeiro recua e sofre empate no fim

Postado por Suh quinta-feira, 28 de janeiro de 2010



O Cruzeiro esteve com a vitória nas mãos até os 43 minutos do segundo tempo, mas não suportou a pressão do Real Potosí na altitude de 4 mil metros na Bolívia. Atuando com um jogador a menos desde os 20 minutos, saiu do estádio Victor Ugarte com um empate por 1 a 1, no jogo de ida da fase prévia da Taça Libertadores. Wellington Paulista marcou o gol dos mineiros, que tiveram atuação apenas razoável e recuaram demais após o intervalo.

O meia Gilberto levou cartão vermelho e será desfalque no reencontro dos dois times, na próxima quarta-feira (novamente às 21h50m), no Mineirão. O Cruzeiro terá a vantagem de atuar por um empate por 0 a 0 para seguir na competição e entrar no Grupo 7, que tem Vélez Sarsfield (ARG), Colo Colo (CHI) e Deportivo Italia (VEN).


Surpresa da escalação marca aos sete minutos

Os primeiros minutos da partida já deram uma ideia da estratégia de cada equipe na altitude de Potosí. Os cruzeirenses procuraram valorizar a posse de bola no meio-campo e não mostravam pressa alguma para cobrar laterais e escanteios. Os donos da casa, por sua vez, aproveitaram a primeira chance que tiveram para chutar de fora da área. Ainda tentariam outras vezes durante a primeira etapa, mas sempre com o mesmo destino: muito longe do gol de Fábio.
Aos sete minutos, na sua única conclusão a gol na primeira etapa, o Cruzeiro chegou ao gol. Um bom passe de Kléber na intermediária encontrou Diego Renan na esquerda. O lateral cruzou para Wellington Paulista, que, livre na área, nem precisou dominar para chutar no canto. O atacante foi a surpresa da vez na escalação de Adilson Batista, no lugar de Thiago Ribeiro.

O jogo se mostrava tranquilo para o Cruzeiro, já que o Real Potosí era presa fácil: demonstrava lentidão, errava muitos passes, chutava mal, ficava constantemente em impedimento e jogava pouco pelas pontas. Ou seja, não seguia a receita básica para aproveitar a altitude. O panorama não mudou mesmo com a expulsão de Gilberto, aos 20 minutos, ao acertar um soco em Yecerotte. Adilson Batista nem viu necessidade de fazer alguma substituição para reforçar o meio-campo.

Fábio levou apenas um susto, na única falha da sua defesa, que parou em cobrança de falta pela esquerda aos 32 minutos. O goleiro fez golpe de vista, e Rodríguez cabeceou no travessão.


Real Potosí avança, Cruzeiro recua

O segundo tempo teve o Real Potosí com uma escalação mais ofensiva e uma postura ousada. Pouco depois de ver Fábio defendendo em dois tempos uma cabeçada de Andaveris, aos três minutos, o técnico Adilson Batista decidiu reforçar o sistema defensivo, trocando Wellington Paulista por Jonathan, que antes do jogo era dúvida por se recuperar de uma lesão no tornozelo. Elicarlos, que o substituiu, foi deslocado para o meio-campo, sua posição de origem.

Mas não foi suficiente. O Cruzeiro sofreu muito pelo outro lado, na lateral esquerda, e foi pressionado. Fábio, que até então era praticamente um espectador da partida, teve de entrar em ação, com defesas seguras. Aos 30 minutos, o Real Potosí tentou aumentar seu poder ofensivo, colocando em campo mais um atacante (Florentín), e o Cruzeiro reforçou sua defesa, trocando Pedro Ken por Fabinho.

Era a última cartada de cada equipe, e a boliviana levou a melhor. O Cruzeiro ainda conseguiu criar sua única chance de perigo no segundo tempo, com Thiago Ribeiro chutando para fora da entrada da área. Mas não corrigiu as falhas pelo lado esquerdo da defesa, por onde saiu o gol de empate do Real Potosí, já no fim. Aos 43 minutos, Correa recebeu passe na área de Eguino e chutou cruzado, vencendo Fábio. O goleiro ainda evitou o pior, ao defender uma cabeçada de Florentín já nos acréscimos, após cruzamento, mais uma vez, da direita.

0 comentários

Postar um comentário

Chat