Brasil mantém invencilidade no Grand Prix

Postado por Suh sábado, 15 de agosto de 2009

Foi muito sofrido, mas a seleção brasileira feminina de vôlei conseguiu derrotar a da Alemanha por três sets a dois, em Mokpo, Coréia do Sul, na madrugada deste sábado (horário de Brasília), e manteve sua invencibilidade no Grand Prix e a liderança na competição. Além do Brasil, apenas a Holanda ainda não perdeu. As parciais do jogo, que durou 2h07m, foram de 25/27, 25/15, 25/29, 19/25 e 15/10. Neste domingo, às 5h30m (de Brasília), o Brasil encerra sua participação na primeira fase da competição contra as sul-coreanas

O jogo começou bem equilibrado, mas com as alemãs dominando o marcador. Depois de a Alemanha escapar três pontos na frente, o Brasil conseguiu ir para a primeira parada técnica com 8 a 7 a seu favor, depois de um bloqueio triplo que explodiu em Fabiana e caiu na quadra adversária. Na volta, a partida continuou muito parelha, mas as brasileiras é que lideravam o placar. Quando o Brasil fez 12 a 9, o técnico italiano Giovanni Guidetti, da Alemanha, pediu tempo para tentar acertar sua equipe.

Não deu certo, a equipe de José Roberto Guimarães continuou melhor em quadra e ampliou a vantagem para 15 a 10. Sacando em cima de Mari, as alemãs conseguiram dois pontos seguidos, mas depois de um ataque de Fabiana, o Brasil foi para a segunda parada com 16 a 12 a seu favor. As campeãs olímpicas foram se acertando em quadra e aumentaram a diferença no placar, chegando a 20 a 15. Mas as rivais reagiram e encostaram: 20 a 18.

Zé Roberto pediu tempo e na volta o Brasil fez logo um ponto, mas o jogo voltou a ficar muito equilibrado. Após um erro brasileiro, as alemãs ficaram só um ponto atrás (23 a 22) e conseguiram empatar no momento crucial do primeiro set: 24 a 24. Depois de um rali, a Alemanha acabou fechando o primeiro set em 27 a 25.

O segundo set começou com o mesmo equilíbrio do primeiro, mas o Brasil conseguiu abrir uma vantagem boa de 8 a 2. Na volta da parada técnica, o panorama da partida continuou igual, com o Brasil dominando e ampliando sua vantagem, que chegou a 11 a 4, depois a 13 a 5, 14 a 6 e foi para a segunda parada técnica do set com 16 a 9, após ataque de Natalia. A superioridade brasileira neste momento do jogo era grande, e as alemãs pouco poderiam fazer para evitar o empate. Num bloqueio duplo de Natalia e Thaisa, em que a bola bateu na segunda, o Brasil venceu o segundo set por 25 a 15.

Como nos dois sets anteriores, o terceiro também começou equilibrado. Com o Brasil cometendo erros de passe e recepção, as alemãs se aproveitaram e foram para a primeira parada técnica com 8 a 6 no placar, após uma cortada de Margareta Kozuch que bateu no bloqueio brasileiro. Na volta, a Alemanha conseguiu ampliar o marcador para 11 a 7. Quando o placar chegou a 13 a 9, Zé Roberto pediu tempo, mas os erros de recepção continuaram e ele tirou Natalia e pôs Sassá em quadra.

O Brasil melhorou e após três bloqueios seguidos, o último com Fabiana, a melhor jogadora brasileira em quadra naquele momento, fez o 12º ponto encostando no marcador, ficando somente três pontos atrás. Com 16 a 13, a Alemanha foi para a segunda parada técnica do set mantendo a vantagem. Mas na volta, a seleção brasileira conseguiu finalmente chegar ao empate em 16 a 16 após toque na rede do bloqueio alemão.

Em bloqueio de Thaisa, o Brasil virou para 18 a 17, e com um ataque e um bloqueio de Adenizia, ampliou a vantagem para 21 a 18. Depois de tempo pedido pelo técnico da Alemanha, Natalia sacou e fez o 22º ponto. O 23º veio logo em seguida num erro alemão, e o Brasil virou o jogo, fechando o set em 25 a 19, após cortada fulminante de Thaisa.

Novamente, um set começou com as duas equipes se alternando na frente no marcador. Mas a Alemanha conseguiu escapar após vários erros do Brasil, chegou a 7 a 3 e foi para a parada técnica com 8 a 4 no placar. Com o bloqueio preciso, as brasileiras encostaram (8 a 7), mas logo depois as alemãs retomaram a dianteira, com 10 a 7, depois 12 a 8 e foi para a parada técnica com 16 a 11.

Com uma sequência sensacional de defesas, a Alemanha ampliou a vantagem para 18 a 11. Embora o Brasil tenha esboçado uma reação, as alemãs ganharam confiança e caminharam sem dificuldades para vencer o quarto set e levar o jogo para o tie-break. No fim, a Alemanha fez 25 a 19.

As brasileiras iniciaram melhor o quinto set e abriram 4 a 1 no marcador. Após uma cortada de Natalia, o Brasil fez 5 a 2, e após bom saque de Sheilla, Thaisa fez o sexto ponto brasileiro. Bem melhor em quadra, a seleção de Zé Roberto Guimarães foi para a parada técnica com 8 a 2 a seu favor, deixando o jogo praticamente decidido. No entanto, na volta, as alemãs reagiram e fizeram três pontos seguidos: 8 a 5.

O técnico brasileiro pediu tempo, mas na volta à quadra as alemãs fizeram o sexto ponto. O Brasil só voltou a respirar quando Dani Lins conseguiu vencer uma disputa na rede e fez o nono ponto. Logo depois num bloqueio triplo, a bola tocou nas mãos de Thaisa e a seleção brasileira colocou 10 a 6 no placar.

A equipe brasileira se tranquilizou e foi se aproximando da vitória quando fez 14 a 7. Novamente o Brasil se instabilizou, e a Alemanha se aproveitou para fazer três pontos seguidos. Porém, após outro tempo de Zé Roberto Guimarães, a seleção brasileira fechou o tie-break com 15 a 10, num ponto de Sheilla, e conquistou sua oitava vitória em oito jogos no Grand Prix.

0 comentários

Postar um comentário

Chat