Andy Kessler, pioneiro do skate nos EUA morre

Postado por Suh quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O skatista Andy Kessler, pioneiro da modalidade na costa leste americana e idealizador de vários parques para a prática em Nova York, morreu aos 48 anos por causa de uma reação alérgica à picada de um inseto. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela imprensa local.

Em declarações ao jornal "The New York Times", a irmã do skatista, Jody Kessler, disse que Andy morreu na segunda-feira passada depois de sofrer um enfarte, provocado por uma "grande reação alérgica" à picada de um inseto. Ele praticava surfe na cidade de Montauk, no estado americano de Nova York.

Nascido em Atenas em 11 de junho de 1961, Kessler chegou a Nova York junto com sua irmã após ser adotado por uma família americana. Sua mãe, Ruth, contou ao "Times" que deu a Kessler seu primeiro skate aos 10 anos de idade e, desde então, "sempre que fazia aniversário ou tinha que receber um presente, pedia outro".

Pioneiro do skate em Nova York nos anos 70, Kessler foi um dos membros proeminentes do movimento artístico "The Soul Artists of Zoo York", criado junto a outros companheiros de modalidade e impulsionadores do grafite. O nome fazia referência ao jardim zoológico de Nova York que, em pleno Central Park, se tornou uma das áreas prediletas para a prática do skate na época.

Quando o "The Soul Artists of Zoo York" começou a perder força nos anos 80, Kessler se propôs a criar um parque voltado para a prática do skate e, em meados dos anos 90, propôs o projeto às autoridades de Nova York, que o aprovaram. Depois disso, ele criou vários outros que foram implantados em diversas regiões da cidade.

A família do skatista não revelou a data do funeral, mas, por enquanto, a comunidade do surfe de Montauk o homenageará nesta sexta-feira. No dia 15 de setembro deve ser lançado nos Estados Unidos o DVD do documentário "From Deathbowl to Downtown: The Evolution of Skateboarding in New York," do qual Kessler é um dos protagonistas.

0 comentários

Postar um comentário

Chat